Edição 2022

Revista Vertice Técnica

 

Nesta edição da Revista Vértice Técnica, há uma síntese de como a engenharia, a agronomia e as geociências se relacionam com os ODS, elaborada a partir de um relatório da Unesco, além de apresentar ações do Conselho que estão diretamente vinculadas a esses objetivos.

Para falar sobre a interface entre as profissões e as políticas públicas, convidamos três especialistas que compartilham aqui suas opiniões e contribuem para esse debate: Murilo Valadares, Léo Heller e Heliana Kátia Campos. 

Os principais entraves ao crescimento estadual e nacional foram o tema da entrevista com Clélio Campolina, engenheiro metalurgista e doutor em economia, que foi reitor da UFMG (2010-2014) e ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (2014).

A parte central da Revista é composta por seis artigos, que foram avaliados por pares e discutem a carreira da engenharia física, o compartilhamento de postes de redes urbanas, utilização de termografia infravermelha para inspeção, construção modular, seguros para riscos em projetos e geração de energia a partir de biogás.

Boa leitura!