Engenharia e saneamento

O GT Saneamento e Recursos Hídricos do Crea-MG, com o apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM) está realizando um levantamento de dados que relacionam o exercício da engenharia aos serviços de saneamento básico nos municípios.

O objetivo é conhecer melhor o setor para contribuir com sugestões para melhorar tecnicamente o  serviço de saneamento básico no estado de Minas Gerais. 

Participe! Preencha os dados em:

https://bit.ly/engenhariaesaneamentoMG

Evento traz questões sobre os impactos das mudanças climáticas na drenagem urbana

Evento traz questões sobre os impactos das mudanças climáticas na drenagem urbana

O Crea-MG promoveu o evento virtual "Os impactos das mudanças climáticas na drenagem urbana", em parceria com a AMM. A programação faz parte da pauta do do GT Saneamento e Recursos Hídricos do Conselho. Foram dois painéis transmitidos pelo canal do youtube da AMM, parceira do Conselho neste evento, no dia 22 de junho.

GT debate sobre a participação da iniciativa privada no setor de saneamento

GT debate sobre a participação da iniciativa privada no setor de saneamento

Os impactos do aumento da participação da iniciativa privada no setor de saneamento, foi tema de debate do GT - Grupo de trabalho de Saneamento e Recursos Hídricos do Crea-MG, no último dia 18 de maio.

A lei 14.026 de 2020, chamada de lei do novo marco do saneamento,  altera as regras para a prestação de serviços de saneamento, facilitando a entrada de empresas privadas no mercado e buscando universalizar o acesso no Brasil. 

Nova legislação é pauta em reunião do GT Saneamento e Recursos Hídricos

Nova legislação é pauta em reunião do GT Saneamento e Recursos Hídricos

A engenheira civil e sanitarista Célia Rennó fez uma apresentação do PL 4.546/2021, na reunião do GT Saneamento e Recursos Hídricos do Crea-MG. O encontro ocorreu na sede do Crea-MG, no dia 27 de abril. Na oportunidade, Célia, que representa a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária no Conselho Nacional de Recursos Hídricos, destacou que é muito importante divulgar tudo que acontece dentro do conselho para que a sociedade se aproprie dessas discussões. 

Nota Técnica - PESB

GT do Crea-MG apresenta nota técnica em Conferência de Saneamento

O Grupo de Trabalho (GT) Saneamento e Recursos Hídricos do Crea-MG elaborou uma série de apontamentos técnicos no Plano Estadual de Saneamento Básico (PESB-MG), o qual está em fase de produção pelo governo do estado. A nota técnica será apresentada durante a  Conferência Estadual “Unindo Minas pelo Saneamento”, que será realizada no próximo dia 11 de abril, e é aberta à participação da sociedade. 

GT do Crea-MG vai levar olhar técnico para Conferência Estadual de Saneamento

GT do Crea-MG vai levar olhar técnico para Conferência Estadual de Saneamento

 A Conferência Estadual “Unindo Minas pelo Saneamento” será realizada no dia 11 de abril. Mais uma etapa para a elaboração do Plano Estadual de Saneamento Básico (PESB-MG), a Conferência é aberta à participação da sociedade, que pode contribuir para definir as prioridades de cada um dos sete Territórios de Saneamento.