Reunião precursora de Belo Horizonte encerra etapa de preparação para o CEP-MG

Alterado
Seg, 04/07/2022 - 16:01
Reunião precursora de Belo Horizonte encerra etapa de preparação para o CEP-MG

No dia 30 de junho, foi realizada a reunião precursora para o 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP-MG), na sede do Crea-MG em Belo Horizonte. O encontro contou com a participação de 50 profissionais regulares da região da inspetorias de Belo Horizonte,  Conselheiro Lafaiete, Contagem, Itabira, Nova Lima, Ouro Branco, Ouro Preto, Pedro Leopoldo, Santa Luzia, Sete Lagoas e Ponte Nova, e dos escritórios de representação de Barão de Cocais, Itabirito e Caeté.

Belo Horizonte encerra a série de 18 reuniões precursoras para o 11º CEP-MG realizadas em todo estado. Na reunião, foram aprovadas 41 propostas. Também foram eleitos oito delegados e quatro suplentes, além dos 14 delegados natos, que vão representar os participantes na etapa estadual.

O inspetor-chefe da cidade, engenheiro civil Glaucus Lopes Dornas, explicou que diversas propostas foram discutidas, muitas dessas voltadas à valorização profissional. “Diante dessas propostas podemos observar a necessidade de um projeto de valorização da imagem da engenharia, da agronomia e das geociências perante a sociedade, mostrando para a população e para os gestores públicos todas as vantagens e segurança que a contratação de profissionais habilitados traz na execução de projetos, empreendimentos e obras. O CEP, como é realizado, abre espaço para novas lideranças e novas ideias, mais motivação e vontade para realizar grandes mudanças”, destacou.

Etapa estadual - A etapa estadual será realizada em Belo Horizonte, no dia 13 de julho, quando as proposições aprovadas nas reuniões precursoras serão analisadas e votadas. As aprovadas, por sua vez, seguem para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que tem como tema central “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”. Os eixos temáticos são Infraestrutura, Inovações Tecnológicas e Atuação Profissional. 

CEP/CNP - realizado a cada três anos, o congresso se constitui como um importante fórum de discussão que tem por objetivo propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação para o desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. As propostas da última edição do Congresso, em 2019, estão tramitando no Conselho Federal, sendo que dez delas já foram concluídas. Confira o andamento no link https://bit.ly/36jdhA4
 
Delegados:

Com mandato:

  1. Glaucus Lopes Dornas - inspetor-chefe de Belo Horizonte (nato)
  2. Francisco José Figueiredo - Conselheiro (nato) 
  3. Abelardo Ribeiro de Novaes Filho - Diretor-geral da Mútua (nato) 
  4. Vitor Carvalho Queiroz - Conselheiro (nato) 
  5. Júnia Neves - Diretora-administrativa Mútua (nata) 
  6. Bernardo Martins Scarpelli - Conselheiro (nato) 
  7. Cleidson Soares Ferreira - Conselheiro (nato) 
  8. Samuel Petraccone Caixeta - Conselheiro (nato) 
  9. João Luiz Magalhães Teixeira - Conselheiro (nato) 
  10. Maria das Graças Lage Oliveira - Inspetora-chefe de Itabira (nata) 
  11. Maria da Glória Braz - Conselheira (nata) 

Sem mandato:

  1. Marcos Túlio de Melo - ex-presidente Confea (nato)
  2. José Alves de Miranda - presidente da Asep (nato)
  3. Murilo de Campos Valadares -  presidente Senge-MG (nato)
  4. Rayssa Cordeiro Figueiredo
  5. Maria Consuelita Oliveira
  6. Flávia Mourão 
  7. Alexsander Junio Lisboa 
  8. Cleidiane Cristina Ribeiro
  9. Maria Emilia Borges 
  10. Pedro Henrique Coelho Pereira
  11. Roger Willian

Suplente:

  1. Miguel  Ângelo dos Santos Sá
  2. Miguel de Souza Santiago 
  3. Roberta Porto 
  4. Eugênio Monteiro Filho 

 Saiba mais sobre o 11oCEP/CNP: http://www.crea-mg.org.br/CEP11CNP
 
Publicada em 1º julho de 2022