Reunião precursora de Belo Horizonte encerra etapa de preparação para o CEP-MG

Alterado
Seg, 04/07/2022 - 16:01
Reunião precursora de Belo Horizonte encerra etapa de preparação para o CEP-MG

No dia 30 de junho, foi realizada a reunião precursora para o 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP-MG), na sede do Crea-MG em Belo Horizonte. O encontro contou com a participação de 50 profissionais regulares da região da inspetorias de Belo Horizonte,  Conselheiro Lafaiete, Contagem, Itabira, Nova Lima, Ouro Branco, Ouro Preto, Pedro Leopoldo, Santa Luzia, Sete Lagoas e Ponte Nova, e dos escritórios de representação de Barão de Cocais, Itabirito e Caeté.

Belo Horizonte encerra a série de 18 reuniões precursoras para o 11º CEP-MG realizadas em todo estado. Na reunião, foram aprovadas 41 propostas. Também foram eleitos oito delegados e quatro suplentes, além dos 14 delegados natos, que vão representar os participantes na etapa estadual.

O inspetor-chefe da cidade, engenheiro civil Glaucus Lopes Dornas, explicou que diversas propostas foram discutidas, muitas dessas voltadas à valorização profissional. “Diante dessas propostas podemos observar a necessidade de um projeto de valorização da imagem da engenharia, da agronomia e das geociências perante a sociedade, mostrando para a população e para os gestores públicos todas as vantagens e segurança que a contratação de profissionais habilitados traz na execução de projetos, empreendimentos e obras. O CEP, como é realizado, abre espaço para novas lideranças e novas ideias, mais motivação e vontade para realizar grandes mudanças”, destacou.

Etapa estadual - A etapa estadual será realizada em Belo Horizonte, no dia 13 de julho, quando as proposições aprovadas nas reuniões precursoras serão analisadas e votadas. As aprovadas, por sua vez, seguem para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que tem como tema central “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”. Os eixos temáticos são Infraestrutura, Inovações Tecnológicas e Atuação Profissional.

CEP/CNP - realizado a cada três anos, o congresso se constitui como um importante fórum de discussão que tem por objetivo propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação para o desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. As propostas da última edição do Congresso, em 2019, estão tramitando no Conselho Federal, sendo que dez delas já foram concluídas. Confira o andamento no link https://bit.ly/36jdhA4

Delegados:

Com mandato:

1. Glaucus Lopes Dornas - inspetor-chefe de Belo Horizonte (nato)
  2. Francisco José Figueiredo - Conselheiro (nato)
  3. Abelardo Ribeiro de Novaes Filho - Diretor-geral da Mútua (nato)
  4. Vitor Carvalho Queiroz - Conselheiro (nato)
  5. Júnia Neves - Diretora-administrativa Mútua (nata)
  6. Bernardo Martins Scarpelli - Conselheiro (nato)
  7. Cleidson Soares Ferreira - Conselheiro (nato)
  8. Samuel Petraccone Caixeta - Conselheiro (nato)
  9. João Luiz Magalhães Teixeira - Conselheiro (nato)