
No dia 21 de junho, foi realizada a reunião precursora para o 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP-MG), no auditório de ICET, na UFVJM, em Teófilo Otoni. O encontro contou com a participação de 12 profissionais regulares da região da Inspetoria Teófilo Otoni e do Escritório de Representação de Nanuque, além de estudantes do Crea Jr-MG.
O inspetor-chefe da cidade, engenheiro civil Ulisses Guimarães, ressaltou que na reunião foram discutidas e aprovadas várias propostas de relevância para o Sistema Confea/Crea e Mútua nos três eixos temáticos do Congresso. “Os participantes assimilaram bem os objetivos do CEP/CNP e apresentaram propostas ligadas ao desenvolvimento nacional e políticas públicas para a engenharia. Além disso, aprovaram propostas regionais, que podem contar com o auxílio do Crea-MG na execução. Dentre as propostas aprovadas, destaco a que defende a participação efetiva do nosso Conselho na criação das agências de apoio ao desenvolvimento regional em parceria com os setores produtivos locais”, afirmou.
Estão sendo realizadas 18 reuniões precursoras para o 11º CEP-MG, em todo estado. Em Teófilo Otoni, foram aprovadas 13 propostas. Também foi eleito um suplente, além dos dois delegados natos, que vão representar os participantes na etapa estadual.
Etapa estadual - A etapa estadual será realizada em Belo Horizonte, no dia 13 de julho, quando as proposições aprovadas nas reuniões precursoras serão analisadas e votadas. As aprovadas, por sua vez, seguem para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que tem como tema central “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”.
Propostas - Os profissionais podem enviar propostas pela plataforma online para qualquer um dos encontros precursores. Elas devem ser elaboradas a partir dos eixos temáticos Infraestrutura, Inovações Tecnológicas e Atuação Profissional. O Confea e o Crea-MG preparam textos referenciais para contribuir com a construção das propostas.
CEP/CNP - realizado a cada três anos, o congresso se constitui como um importante fórum de discussão que tem por objetivo propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação para o desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. As propostas da última edição do Congresso, em 2019, estão tramitando no Conselho Federal, sendo que dez delas já foram concluídas. Confira o andamento no link https://bit.ly/36jdhA4
Delegados:
Com mandato
- Ulisses Guimarães – Inspetor-chefe de Teófilo Otoni (nato)
Sem mandato
- Ricardo Andrade – Presidente do IENAM (nato)
Suplente
- Dalila Santos Pereira
Saiba mais sobre o 11oCEP/CNP: http://www.crea-mg.org.br/CEP11CNP
Publicada em 22 de junho de 2022