Montes Claros promove reunião precursora para o 11º CEP

Alterado
Qui, 04/08/2022 - 14:49
Montes Claros promove reunião precursora para o 11º CEP

No dia 14 de junho, foi realizada a reunião precursora para o 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP-MG), na sede da inspetoria, em Montes Claros. O encontro contou com a participação de sete profissionais regulares da região das inspetorias de Januária, Montes Claros e Pirapora, além de estudantes do Crea Jr-MG e Senge Jovem.

O inspetor-chefe da cidade, engenheiro eletricista Fábio Souto, destacou a participação dos estudantes. “Os estudantes do Crea Jr--MG e do Senge Jovem demonstraram um grande interesse em aprender, conhecer mais sobre o Sistema [Confea/Crea e Mútua]. As discussões foram de grande valor. Houve um trabalho de toda a inspetoria e profissionais envolvidos, tivemos diversas frentes e diversos momentos de encontro no Crea, visitas a empresas e escritórios. No dia do encontro precursor tivemos oportunidade de debater as propostas. Considero que o processo foi muito válido”, garantiu. 

Estão sendo realizadas 18 reuniões precursoras para o 11º CEP-MG, em todo estado. Em Montes Claros, foram aprovadas sete propostas. Também foram eleitos dois delegados e um suplente, além dos quatro delegados natos, que vão representar os participantes na etapa estadual.

Etapa estadual - A etapa estadual será realizada em Belo Horizonte, no dia 13 de julho, quando as proposições aprovadas nas reuniões precursoras serão analisadas e votadas. As aprovadas, por sua vez, seguem para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que tem como tema central “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”. 

Propostas - Os profissionais podem enviar propostas pela plataforma online para qualquer um dos encontros precursores. Elas devem ser elaboradas a partir dos eixos temáticos Infraestrutura, Inovações Tecnológicas e Atuação Profissional. O Confea e o Crea-MG preparam textos referenciais para contribuir com a construção das propostas.

CEP/CNP - realizado a cada três anos, o congresso se constitui como um importante fórum de discussão que tem por objetivo propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação para o desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. As propostas da última edição do Congresso, em 2019, estão tramitando no Conselho Federal, sendo que dez delas já foram concluídas. Confira o andamento no link https://bit.ly/36jdhA4

Delegados:
 
Com mandato

  1. Fábio Oliveira Souto - inspetor-chefe de Montes Claros (nato)
  2. Cláudia Beatriz Araújo Versiani - Conselheira (nato)
  3. Luiz Arnaldo Fernandes - Conselheiro (nato)

Sem mandato: 

  1. Luis César Freire Versiani - Presidente Agro NM (nato)
  2. Cleidson Ribeiro de Oliveira Matos
  3. Diogo Fabiano Ferreira

Suplente 

  1. Rodrigo Pereira Silva

Saiba mais sobre o 11oCEP/CNP: http://www.crea-mg.org.br/CEP11CNP
 
Publicada em 20 de junho de 2022