Encontro precursor do 11º CEP de Valadares reúne profissionais da região

Alterado
Qui, 19/05/2022 - 13:40
Encontro precursor do 11º CEP de Governador Valadares reúne profissionais da região

A reunião precursora de Governador Valadares para o 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP-MG) foi realizada no dia 10 de maio, na sede da Inspetoria. O encontro contou com a participação de 12 profissionais regulares da região da Inspetoria de Governador Valadares e do Escritório de Representação de Guanhães. 
 
Para o inspetor-chefe da cidade, engenheiro civil Anderson Caetano Gusmão, a reunião precursora do CEP foi uma abertura para que os profissionais da região pudessem dar suas ideias. “É uma oportunidade única para a gente exercer nosso direito democrático como profissional do Sistema Confea/Crea e Mútua. De construir, de dar ideias para que o Sistema, dentro, claro, da legalidade possa continuar a crescer e se tornar cada vez mais participativo atendendo à sociedade dentro do seu objetivo fim”, afirmou.
 
Serão 18 reuniões precursoras para o 11º CEP-MG, em todo estado. Em Governador Valadares, foram aprovadas cinco propostas que seguem para a etapa estadual. Também na reunião, além dos dois delegados natos, foram eleitos outros dois, que vão representar os participantes na etapa estadual.
 
Etapa estadual - O evento será realizado em Belo Horizonte, no dia 13 de julho, quando as proposições aprovadas nas reuniões precursoras serão analisadas e votadas. As aprovadas, por sua vez, seguem para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que tem como tema central “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”. 
 
Propostas - os profissionais podem enviar propostas pela plataforma online para qualquer um dos encontros precursores. Elas devem ser elaboradas a partir dos eixos temáticos Infraestrutura, Inovações Tecnológicas e Atuação Profissional. O Confea e o Crea-MG preparam textos referenciais para contribuir com a construção das propostas.
 
CEP/CNP - realizado a cada três anos, o congresso se constitui como um importante fórum de discussão que tem por objetivo propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação para o desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. As propostas da última edição do Congresso, em 2019, estão tramitando no Conselho Federal, sendo que dez delas já foram concluídas. Confira o andamento no link https://bit.ly/36jdhA4

Delegados:

Com mandato

  1. Anderson Gusmão - Inspetor chefe (nato)
  2. Evaristo Ferreira - Conselheiro (nato)

 
Sem mandato

  1. Pierre Cavalcante Costa (eleito)
  2. Wellso Evans Duarte Melo (eleito)

Saiba mais sobre o 11oCEP/CNP: http://www.crea-mg.org.br/CEP11CNP

Publicada em 12 de maio de 2022