Sistema de serviços do Crea-MG completa um ano oferecendo segurança e agilidade

Alterado
Ter, 11/01/2022 - 16:08
Sistema de serviços do Crea-MG completa um ano oferecendo segurança e agilidade

O sistema de serviços do Crea-MG completa hoje, dia 04 de janeiro, um ano de funcionamento, oferecendo aos profissionais, às empresas e à sociedade agilidade, segurança e eficiência. Neste período, todos os serviços foram oferecidos de forma 100% digital, possibilitando o acompanhamento online das solicitações, a redução do tempo de atendimento e a padronização de atuação entre os Creas que já implantaram a plataforma, como por exemplo, em validar um documento padrão de anuidade.

Com o sistema de serviço, em um ano ocorreu a redução de aproximadamente 75% do atendimento presencial no Conselho e o tempo médio de entrega das solicitações já caiu e deverá cair ainda mais. De acordo com o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, o avanço é resultado da modernização e maior efetividade na prestação de serviços. “Com os processos 100% online entramos em uma nova era. As questões pertinentes à engenharia, à agronomia e às geociências ficaram mais acessíveis e dinâmicas, trazendo para os profissionais, as empresas e a sociedade como um todo mais agilidade, eficiência e um trabalho de melhoria constante”, destacou.

Além desses benefícios, o sistema de serviços do Crea-MG possibilitou a emissão da ART em até 30 minutos; a simplificação no processo de denúncias, por meio de um canal único; e uma redução de custos em aproximadamente R$600 mil por ano aos cofres do Conselho. A plataforma agilizou o atendimento aos profissionais, fazendo com que a resolução de suas demandas passasse em média de 40 minutos para cinco minutos. E também tem permitido a segurança dos dados dos profissionais, em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

De acordo com o gerente do Departamento de Planejamento, Gestão e Tecnologia do Crea-MG, engenheiro mecânico César Paiva, o sistema transformou a forma do Conselho prestar os serviços, de atender e de se relacionar com os profissionais, as empresas e a sociedade. Para que esse atendimento seja cada vez mais aprimorado, César explica que a plataforma passa por ajustes contínuos. “Mais do que um avanço tecnológico, o sistema de serviços do Crea-MG mudou a dinâmica do atendimento e a gente continua trabalhando para trazer cada vez mais melhorias aos diversos usuários e ao próprio Conselho”, ressaltou.

Almir Moura
Publicado em 04 de janeiro de 2022