Ouça na Rádio Crea-Minas ou leia na íntegra

O Crea-MG abriu nesta quarta, 27 de fevereiro de 2019, as agendas de trabalho da Primeira Reunião dos Colégios Estaduais de Inspetores, de Entidades e de Instituições de Ensino. Tratam-se de órgãos consultivos, que integram a estrutura de suporte do Conselho. O encontro, na sede, em Belo Horizonte, segue até esta quinta, com a eleição de coordenadores dos colégios de inspetores e de entidades para este ano.

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, destacou o valor dos colégios e também do Plenário do Crea-MG. "Visitamos muitas inspetorias, entidades e instituições de ensino em 2018 e vamos continuar com esta aproximação. Quero então das as boas vindas e lembrar que teremos boas reuniões de trabalho, com orientações sobre a atuação do Sistema", disse Lucio. E completou: "Fiz questão de convidar, além dos três colégios, as nossas câmaras especializadas. Isso é uma demonstração do nosso respeito com o Plenário do Crea-MG".

O coordenador do Colégio de Instituições de Ensino, engenheiro civil Rondinelly Geraldo Pereira, agradeceu a presença de todos no evento e ressaltou o esforço do presidente Lucio em construir boa articulação entre o Conselho e os órgãos colegiados . "Eu tenho visto uma disposição muito grande na atual gestão em aproximar os colégios e isso tem contribuído para resultados mais efetivos", afirmou Rondinelly

Já o coordenador estadual do Colégio de Entidades,  engenheiro civil Civil João Marques Póvoa Jr, também valorizou em seu pronunciamento o trabalho da atual diretoria. Segundo ele, o fortalecimento das entidades depende deste apoio e também da liderança, de luta. "E o presidente Lucio tem contribuição efetiva neste sentido, com simplicidade e generosidade", elogiou Póvoa Jr.

O coordenador do Colégio de Inspetores, engenheiro eletricista Fábio Luís de Oliveira e Silva, lembrou das visitas do presidente Lucio ao interior. Agendas que, segundo ele,  fortalecem o trabalho da base em um momento importante, de novas lideranças "Houve uma renovação importante entre os inspetores, sem prejuízos à qualidade do trabalho. Há um esforço do presidente em reconhecer as características de cada regional", garantiu Fábio.

O primeiro dia de trabalho também foi marcado por palestras de outros gestores do Crea-MG.  O diretor de Relações Institucionais, engenheiro civil Pedrinho da Mata, apresentou o balanço de atuação do Crea-MG em 2018. O superintendente de Relações Institucionais, engenheiro civil Jean Marcus Ribeiro, falou sobre o Sistema, sobre as funções de cada engrenagem, Confea, Creas e Mutua. Já superintendente de Planejamento e Gestão, engenheiro mecânico Cézar Augusto de Paiva, destacou os projetos estratégicos do Crea-MG e também sobre os indicadores do CONFEA.

O superintendente de Fiscalização e Atendimento, engenheiro agrônomo Humberto Falcão, destacou os resultados da Fiscalização em 2018 e as perspectivas para 2019.  O Diretor Geral da Mútua, engenheiro industrial mecânico Abelardo Ribeiro de Novaes Filho apresentou a diretoria colegiada e ressaltou o trabalho da Caixa de Assistência dos Profissionais.

No final, houve espaço de diálogo e interação com o Presidente Lucio Borges. Ele ouviu dos participantes elogios sobre o primeiro ano de trabalho e também sugestões de aprimoramento para os dois próximos anos de gestão.