Pesquisar...

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, participou do Colégio de Presidentes (CP), em 20 de fevereiro de 2019, em Brasília. Para Lucio, o CP reforça a unidade do Sistema. "É uma oportunidade de discutirmos vários assuntos, alinhar as propostas de trabalho e fortalecer a engenharia diante do atual cenário", afirmou. O CP ocorreu durante o 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua.

O coordenador do CP em 2018, o presidente do Crea-GO, engenheiro agrônomo Francisco Almeida, ressaltou que encerra o mandato entregando relatório com todo o andamento da tramitação das 66 propostas do CP, a fim de subsidiar os trabalhos do novo titular. Por meio de votação, foram escolhidos para o cargo de titular do CP em 2019, o engenheiro civil, presidente do Crea-PB, Antônio Aragão e para adjunto, o engenheiro agrônomo, presidente do Crea-RR, Wolney Parente Júnior. Eles assumem o novo mandato do colegiado que tem, entre outras competências, buscar a unidade de ação no que se refere ao funcionamento do Sistema e posicionamento diante de temas relacionados às profissões fiscalizadas.

Mais engenharia, menos tragédias

Lamentando os recentes episódios que envolveram a engenharia brasileira nos últimos dias, como o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, Minas Gerais, e o incêndio no centro de treinamento do Flamengo, Rio de Janeiro, que vitimizou dez jovens, o presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, enfatizou que esses fatos não decorreram de problemas da engenharia, mas da falta de engenharia. “Estamos acompanhando os casos de maneira atenta, nos aproximamos do comitê de crise do Governo Federal. Foram criados grupos de trabalho no Confea e nos próximos dias teremos uma agenda específica sobre o tema em Minas Gerais”, destacou Joel.

Além do Confea, o Crea-MG formalizou, no dia 07 de fevereiro de 2019, a criação de um grupo de trabalho para acompanhar, sob o foco da engenharia, os levantamentos das causas e os impactos do rompimento da barragem da Mina do Feijão, ocorrido no 25 de janeiro. Um seminário sobre o tema está previsto para os dias 10 e 11 de abril, no Regional mineiro. 

Leia mais: 

Creas da Paraíba e de Roraima à frente do Colégio de Presidentes em 2019

 Álbum de fotos do 8º Encontro de Líderes Representantes

 

Com informações da Ascom/Confea