Pesquisar...

Dando continuidade a agendas no interior, o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, esteve, no dia 29 de janeiro de 2019, em Ouro Preto. Além de reunião na inspetoria, o presidente Lucio esteve na Prefeitura Municipal e na Fundação Gorceix. “Essas reuniões no interior são muito importantes para consolidar o diálogo. Estamos de portas abertas para receber todos na sede, mas quando vamos a outras cidades conhecemos de perto a realidade daquele local”, destacou Lucio.

A reunião na Inspetoria de Ouro Preto contou com a participação de lideranças locais da engenharia, do inspetor-chefe Targino Guido, do inspetor-secretário Rodrigo Júnio Pinto e de representantes do Crea Júnior. Na oportunidade foram tratados assuntos como a fiscalização especializada em mineração, os problemas que os engenheiros civis vêm enfrentando para aprovar projetos na cidade e a manutenção do casarão histórico onde está instalada a Inspetoria, na sede da Associação do Antigo Aluno da Escola de Minas (A3EM). “Avaliamos o resultado como muito positivo. É importantíssimo o Crea vir às inspetorias. O presidente precisa ver onde estamos instalados. É uma casa antiga, histórica, que precisa de cuidados. Além disso, discutimos diversos pontos que serão aprofundados em reuniões posteriores”, destacou Targino.

Da inspetoria, Lucio seguiu com sua equipe para a Prefeitura onde se reuniu com o prefeito municipal Júlio Pimenta. Dentre os temas, discutiram-se as dificuldades enfrentadas pelos municípios mineradores, bem como questões relativas àaprovação de projetos na prefeitura,  plano diretor e outros. Lucio apresentou ao prefeito o Termo de Cooperação Técnica,firmado com várias prefeituras, que tem como um dos principais objetivos fomentar a troca de informações e a colaboração institucional entre os órgãos. A ideia é que o Crea e a prefeitura atuem de forma conjunta para harmonizar e racionalizar a adoção de normas e procedimentos em questões de interesses comuns. O termo apoia iniciativas de implantação de projetos sociais, bem como melhorias nos aspectos de segurança, equilíbrio ambiental e bem estar humano e social. O prefeito pediu que fosse enviada a minuta do termo para análise e disse que gostaria de contar com o apoio do Crea para verificar obras que estão sendo licitadas na cidade.

Fechando o dia, o presidente Lucio, acompanhado dos inspetores e de sua equipe, esteve na Fundação Gorceix, onde foram recebidos pelo presidente da instituição Cristovam Paes de Oliveira e pelo superintendente Reinaldo Alves de Brito. A reunião contou também com a participação do diretor da Escola de Minas Issamu Endo e do conselheiro do Crea-MG pela UFOP, Wilson Trigueiro de Sousa. Depois de conhecer o trabalho da Fundação, Lucio convidou Cristovam para que fizesse uma apresentação no plenário do Conselhoa ser agendada. “Ficamos muito honrados com a visita do presidente Lucio Borges e parte de sua equipe à Fundação Gorceix. Nessa ocasião tivemos oportunidade de mostrar algumas de nossas atividades e finalidades e, mais que isso, pudemos trocar ideias sobre assuntos de interesse da engenharia nacional. Enfim, para nós, foimuito importante e oportuna essa visita”, destacou Cristovam. 

Confira as fotos