Com o intuito de garantir a segurança da sociedade, o Crea-Minas tem fiscalizado o exercício profissional das unidades de saúde do estado. A última ação ocorreu no Hospital Mater Dei Betim-Contagem. A fiscalização da nova unidade de saúde começou no dia 26 de maio de 2017, com o início das obras, e foi concluído em 16 de janeiro de 2019.

No período, os fiscais do Crea-Minas verificaram o registro das empresas no Conselho, as atribuições dos profissionais, bem como as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) das atividades. “O objetivo da fiscalização é assegurar que os serviços sejam realizados por profissionais habilitados e empressas registradas. A fiscalização constatou  que o hospital está com todos seus contratos da área de engenharia regulares”, destacou o gerente de Fiscalização Nicolau Damasceno. No dia 26 de outubro de 2018, os fiscais do Crea-Minas estiveram na unidade do Mater Dei da avenida do Contorno, em Belo Horizonte.

Durante a fiscalização nas duas unidades, a equipe de engenharia do hospital mostrou aos fiscais do Crea-Minas a relação das empresas prestadoras de serviço com os respectivos responsáveis técnicos e os equipamentos que compõem o complexo, como sistemas de ar condicionado, vasos de pressão e equipamentos de combate a incêndio, nobreaks e grupo motor gerador. Para o funcionamento adequado desses equipamentos e sua manutenção é fundamental a atuação dos profissionais da área tecnológica. Segundo o presidente do Crea-Minas, com a fiscalização diversos usuários das unidades de saúde poderão ter serviços mais seguros. “Nosso objetivo é expandir a fiscalização para mais hospitais do estado e assim garantir que os serviços sejam prestados com eficiência e mais segurança aos usuários”, enfatizou Lucio Borges.

Nova unidade

Hosp Mater Dei Betim

O presidente do Conselho, engenheiro civil Lucio Borges; o gerente de fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Damasceno; e o assessor da presidência, engenheiro eletricista Alfredo Diniz estiveram presentes na inauguração da nova unidade do Hospital Mater Dei, no dia 19 de janeiro de 2019.

A nova unidade, planejada para atender as cidades de Betim, Contagem e região metropolitana, realiza atendimento em diversas especialidades clínicas. O hospital, com área construída de 42 mil m², conta com 13 salas cirúrgicas e 367 leitos de internação, entre eles 36 leitos de UTI adulta, 20 de UTI pediátrica e neonatal. Também possui medicina diagnóstica incluindo ressonância magnética, tomografia e laboratório. A nova unidade dispõe de exames densitometria, mamografia, raio X, ultrassom, além de oferecer serviços de hemodiálise e hemodinâmica, oncologia, pediatria e maternidade. A estrutura ainda tem heliponto.