Uma equipe formada por cinco fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) iniciou, ontem, 11 de dezembro, uma blitz de fiscalização em Juiz de Fora. A ação acontece até o dia 14 de dezembro e a meta é visitar cerca de 75 postos de combustíveis.

Durante a fiscalização, será verificada a regularidade dos empreendimentos no que diz respeito à competência do Crea-Minas. O principal objetivo da blitz é reforçar as fiscalizações de rotina que já são realizadas pelas inspetorias. Para o inspetor-chefe da cidade, engenheiro civil e de segurança do trabalho José Eduardo Modesto, essa ação mostra a diversidade da fiscalização do Conselho. "A nossa atuação é ampla, não se concentra apenas em construção civil. Fiscalizamos todas as áreas em que há atuação do profissional da área tecnológica. No caso dos postos de combustíveis, vamos verificar a regularidade nas áreas de mecânica, elétrica e ambiental. Isso significa segurança para a sociedade", destaca o inspetor.

Segundo o superintendente de Atendimento e Fiscalização, engenheiro agrônomo Humberto Falcão, ocorrerão ações desse tipo em todas as regiões do estado. “As Blitze são planejadas a partir de demanda dos inspetores e da sociedade e são a melhor forma de otimizar as ações de fiscalização. Elas são proativas, impessoais e mais rápidas, pois contam com vários fiscais”, ressaltou.

A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966. Ao final do processo de fiscalização, caso haja irregularidades, será lavrado auto de infração.