O presidente do Crea-Minas, engenheiro civil Lucio Borges, esteve, no dia 10 de janeiro de 2019, na sede do Confea, em Brasília participando de uma reunião. Na reunião entre o Crea-Minas e o Confea foi discutida uma maior integração dos Creas de todo Brasil. Durante o encontro, Lucio falou sobre a disponibilidade do Regional mineiro para o diálogo e o trabalho conjunto dentro do Sistema, com foco no desempenho da fiscalização, atendimento e a valorização das profissões.

Para o presidente do Confea, engenheiro civil, Joel Krüger, a visita foi extremamente produtiva. “O Crea-Minas é uma referência para nosso sistema profissional e o presidente Lucio Borges e sua equipe estão trabalhando para melhorar ainda mais os serviços prestados aos profissionais. Com sua experiência como gestor de grandes instituições tem colaborado significativamente para a melhoria de diversos serviços e produtos prestados aos profissionais registrados e a sociedade mineira”, destacou.

Na oportunidade, Lucio destacou o empenho do Crea-Minas em prestar contas para a sociedade através de materiais produzidos e disponibilizados no site do Crea-Minas. Foram duas edições digitais da Revista Vértice trazendo balanço financeiro e de atividades (180 dias de gestão e Custos e Serviços), e uma com informações sobre o papel de cada no Sistema Confea/Crea e Mútua. “Os conselhos são autarquias públicas com o papel de fiscalizar o exercício profissional, sempre com foco na defesa da sociedade. Por isso, temos a preocupação de mostrarmos os resultados de nosso esforço. Embora os nossos recursos sejam próprios, temos uma finalidade social”, afirmou Lucio.

Para que esses resultados chegassem a um maior número de pessoas, o presidente Lucio esteve em várias das inspetorias do Crea-Minas, no interior, avaliando localmente os impactos de seu primeiro ano de gestão. “Essas reuniões no interior são muito importantes para consolidar o diálogo. Estamos de portas abertas para receber todos na sede, mas quando vamos às inspetorias conhecemos de perto a realidade daquele local”, destacou Lucio.

Ações e resultados de 2018

Em 2018, o Crea-Minas realizou 121.500 ações de fiscalização de obras, serviços e contratos relacionados às áreas de engenharia, agronomia e geociências. Como resultado desse esforço, foram lavrados 4.951 autos de infração.

Foram efetuados 23.254 registros e 2.846 vistos de pessoa física, além de 4.302 registros e 366 vistos de pessoa jurídica. O Crea-Minas realizou 214.116 e foram anotadas 577.410 ARTs.

O Conselho também tem promovido discussões e participado de ações relacionadas a proposta da nova lei de licitações, carreira de estado e outras proposições legislativas, além de atuar ativamente em defesa das profissões.