Dando continuidade a agendas com as instituições de ensino registradas no Conselho, o presidente Lucio Borges esteve na Universidade Federal de Viçosa (UFV), no dia 14 de dezembro de 2018. Acompanhado pelos inspetores do Conselho em Viçosa, Rafael Monteiro Ferreira e William Fialho dos Reis, o presidente Lucio foi recebido por Demétrius David da Silva e Fernando da Costa Baeta, professores do departamento de engenharia agrícola, e pela diretora do Campus Rio Paranaíba Rejane Nascentes.

Na oportunidade, além de visitar as instalações da UFV, Lucio conversou sobre uma integração maior com as IEs, alinhando várias diretrizes para o próximo ano. “Ficamos muito felizes de estar cada vez mais próximos das instituições de ensino vinculadas ao Sistema Confea/Crea. Precisamos trabalhar junto com as escolas participando efetivamente das atividades realizadas, discutindo a formação e concessão de atribuições”, explicou Lucio.

O professor Fernando Baeta afirmou que receber o Crea na Universidade demostrou uma atenção muito especial. “É fundamental para a Universidade estar alinhada com o Conselho. Somos uma instituição que forma profissionais do Sistema Confea/Crea e precisamos conhecer como são concedidas as atribuições, temos que participar das discussões. Alunos e docentes devem estar próximos de seu Conselho”, defendeu Fernando.

Para o professor, a formação não pode perder de vista as necessidades do país e é preciso envolver vários atores nesse debate, profissionais, conselhos regulamentadores, estudantes. “A gente percebe que esteve distante do Crea, e isso não foi bom. É muito interessante que o docente esteja vinculado ao Crea, em sintonia, mostrando aos alunos a importância do Sistema. Inclusive, no próximo ano, pretendemos trazer a Inspetoria do Crea para dentro campus, estreitando ainda mais essa relação. A formação deve ser pensada em conjunto”, destacou Fernando.

O inspetor-chefe de Viçosa, Rafael Monteiro, também avaliou como positiva a ida do presidente à cidade, e principalmente, à UFV. Ele explicou que o Conselho pretende desenvolver várias ações em parceria com a Universidade, não só participar das formaturas, mas também de outros eventos. “Tratamos da importância dessa aproximação do Conselho com as instituições de ensino e levar informações aos alunos, fortalecendo o Sistema e o Crea-Minas Júnior.”, ressaltou Rafael.

Reunião na Inspetoria

O presidente Lucio Borges também esteve na Inspetoria do Crea-Minas em Viçosa onde se reuniu com funcionários e com o supervisor da região Antônio Fernando de Castro. No encontro, foram tratados assuntos de rotina da Inspetoria e relacionados a fiscalização. Lucio foi acompanhado pelo superintendente de Atendimento e Fiscalização Humberto Falcão e da gerente de Apoio aos Colégios, Maria Cristina Silva.