Uma solução de negócio que propõe a pavimentação de baixo custo foi a vencedora do Desafio MinerALL, programa que visa a conversão de tecnologias de aproveitamento dos rejeitos desenvolvidas pela Samarco em soluções que impactem positivamente os territórios mineradores. Sua primeira edição, realizada pela Neo Ventures e Samarco, foi encerrada na noite da última quinta-feira, no dia 13 de dezembro de 2018, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Mais de 400 estudantes de cursos técnicos, graduação, mestrado e doutorado de diversas universidades de Belo Horizonte e da região de Ouro Preto e Mariana, entre elas a UFMG e a Ufop, inscreveram-se no Desafio. Os 84 selecionados desenvolveram modelos de negócio que utilizam o rejeito do minério de ferro. Para isso, fizeram estudos de viabilidade técnica, socioambiental e econômica, e contaram com metodologia de pré-aceleração, em mentorias, treinamentos e interações com profissionais e professores renomados.

“A sensação de ganhar esse desafio é indescritível. Isso não vai ficar por aqui, queremos trazer benefício para a sociedade”, disse o estudante de química industrial da Ufop e membro da equipe vencedora, a MineraAção, Vitor Hugo dos Santos.

Outras soluções finalistas incluem a utilização da lama na produção de artefatos de cerâmica vermelha, como blocos e telhas e o uso do rejeito arenoso como areia de fundição. O diretor-presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, falou sobre os efeitos positivos para os territórios mineradores. “As soluções para gestão dos impactos do setor da mineração precisam ser construídas de forma colaborativa. É cientes de nosso compromisso que celebramos o primeiro ciclo do Desafio MinerALL, que certamente terá outras edições”, afirmou Vilela.

“As equipes trabalharam duro nesses últimos meses. Temos certeza de que os participantes do Desafio MinerALL levam desse projeto muitos aprendizados e conhecimentos que não vemos, ainda, no dia a dia da academia”, destacou o fundador e diretor técnico da Neo Ventures, Vinícius Roman.

Participação da sociedade

Durante a feira de demonstrações, no dia 13 de dezembro de 2018, autoridades locais, investidores, pesquisadores e empreendedores locais conheceram o trabalho das equipes e puderam avaliar a pertinência e aplicabilidade local.

“O município de Ouro Preto tem muitas estradas vicinais, então é um projeto que nos interessa muito”, ressaltou o prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, sobre a solução para pavimentação de baixo custo, desenvolvido pela equipe MinerAção. O gestor do município reforçou a importância do apoio de parceiros, investidores e da Samarco para que as iniciativas se concretizem.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mariana, Júlio Cesar Vasconcelos, parabenizou a Samarco pela iniciativa inovadora e manifestou o interesse da gestão pública em se abrir para as novas ideias, valorizando o exercício dos alunos de irem além das salas de aula, criando soluções viáveis para a cidade.

Reconhecimento

Para as equipes finalistas, além dos benefícios obtidos ao longo do Desafio, haverá a possibilidade de pré-escalonamento e aceleração de seus projetos. Para a equipe vencedora haverá também a possibilidade de realizar um estágio na Samarco.

O programa conta com o apoio da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT MIDAS) e do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN).

Clique aqui, saiba mais sobre a iniciativa e assista ao vídeo do Desafio MinerALL.

Fonte: Samarco