Pesquisar no site...

O Crea-Minas inaugurou, no dia 29 de novembro de 2018, sede própria da Inspetoria de Alfenas. O espaço é fruto de uma parceria entre o Conselho e a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Alfenas (Asseara), que também foi instalada no local. Para o inspetor-chefe de Alfenas, engenheiro civil Antônio Azevedo, a nova inspetoria valoriza o profissional da região, principalmente por estar junto com a Asseara. “É muito positivo dividirmos o espaço com a Associação, pois agregamos melhor os profissionais e podemos levantar os problemas existentes e buscar soluções conjuntas para o desenvolvimento e a valorização da engenharia em Alfenas”, ressalta Azevedo. 

A nova instalação oferece mais conforto aos profissionais e conta com uma sala multimeios dedicada ao engenheiro civil Normando Trindade de Moraes, que viveu na cidade e colaborou nos estudos para a construção do dique de Capitólio, que se tornaria importante depois da construção da usina de Furnas, na qual trabalhou por muitos anos. Ele foi também professor e diretor da Faculdade de Engenharia Civil da Unifenas. 

Para o presidente do Crea-Minas, engenheiro civil Lucio Borges, a atual gestão cumpre o propósito de estar presente no interior para estreitar o diálogo e conhecer a realidade de cada região. “É muito bom inaugurar uma sede própria aqui em Alfenas, principalmente em parceria com a Asseara. Acreditamos no diálogo e pretendemos facilitar a vida dos profissionais da região”, enfatiza Lucio. 

Dentre outros serviços, a inspetoria oferece registro de profissionais e empresas, orientação para emissões de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), solicitações de certidões e formulários para pagamento de taxas, além de esclarecer dúvidas. O Crea-Minas fiscaliza o exercício e as atividades profissionais de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, com foco na defesa da sociedade. Através da fiscalização, o Conselho promove a segurança, sustentabilidade e o bem estar social e humano. 

Fórum de debates 

A nova inspetoria iniciou suas atividades abrigando o Fórum de Debates promovido pela Asseara, com apoio do Crea-Minas e da Mútua. O evento, que está na quarta edição, ocorreu entre os dias 27 e 29 de novembro de 2018, reunindo profissionais e estudantes. “O Fórum vem se firmando como um espaço de diálogo entre os profissionais e os principais envolvidos na esfera de aprovações e também de legislação. Este ano, conseguimos trazer o prefeito e vereadores. Para 2019, esperamos manter o bom nível de envolvimento e valorização do profissional em seu mercado de atuação”, ressaltou o diretor-secretário, engenheiro civil Eduardo Ribeiro. Durante três dias, foram ministradas palestras sobre cadastro ambiental rural (CAR), georreferenciamento de imóveis, gestão de projetos e marketing pessoal.

Homenagens

A Asseara prestou homenagens ao engenheiro civil Normando Trindade de Moraes, que faleceu, em 2014, aos 81 anos de idade. Os familiares dele receberam uma placa e um diploma de mérito profissional. Os outros homenageados foram:

Paulo Roberto Correa Landgraf  - engenheiro agrônomo

José Roberto Paoliello - engenheiro civil

Marlúcia Aparecida Ferreira e Silva – assistente administrativo

Serviço 

A Inspetoria de Alfenas está funcionando na rua Dr. Luís Libânio do Prado, 400, bairro Jardim São Lucas II, das 08h às 17h.

 

Confira as fotos