Pesquisar no site...

Na sala da Comissão Permanente de Ética Profissional (CEP) do Crea-Minas estão gravados dezenas de nomes de conselheiros que trabalharam na apreciação das infrações ao Código de Ética das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. São profissionais de diferentes modalidades que representaram as suas respectivas Câmaras Especializadas na CEP.

Este ano, novos nomes entraram para a história da Comissão. O dia 21 de novembro de 2018 ficou marcado pela realização da septingentésima (700º) reunião da CEP, com a presença do presidente do Crea-Minas, engenheiro civil Lucio Borges; do chefe de gabinete, engenheiro civil Marcos Gervásio; e do assessor da presidência, engenheiro de minas José Tarcísio Caixeta que participaram do descerramento da placa comemorativa. “Tenho acompanhado de perto o trabalho das Câmaras e desta Comissão. Esta marca representa o trabalho e o compromisso dos nossos conselheiros com a ética profissional”, destacou o presidente Lucio Borges.  

Presente na 700º reunião, o conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) Miguel Antônio dos Santos Sá lembra que também estava na quinquagentésima (500º), em 2011. Ele conta como é realizado o trabalho na Comissão. “É uma experiência muito boa estar na CEP. Aqui nós fazemos a instrução dos processos de profissionais incorridos em possíveis condutas antiéticas, com arguições a eles, e encaminhamos à Câmara Especializada para que faça o julgamento”, ressaltou Miguel Antônio dos Santos Sá.

Segundo o coordenador da CEP, geógrafo Leonardo José de Resende Teixeira, só este ano foram realizadas 30 reuniões. “Aqui discutimos ética, filosofia, código de processo civil, obedecendo fielmente à legislação e às resoluções. Acumulamos trabalho, mas também experiências. Temos um número elevado de processos que demanda muita dedicação de nós que buscamos defender a sociedade”, enfatizou.

Durante o evento, a analista técnica Simone Vieira Gonçalves e a assistente administrativo Cláudia Peixoto foram homenageadas pelos serviços prestados à CEP. “Trabalho nesta Comissão há dois anos. Fico feliz em receber este carinho e reconhecimento dos conselheiros”, afirmou Cláudia Peixoto.   

 

Confira as fotos