Depois de participar da campanha “Outubro Rosa”, que conscientiza as mulheres a fazerem o autoexame e a mamografia, agora foi a vez do Crea-Minas apoiar o “Novembro Azul”. Desde o início do mês, a sede do Conselho está iluminada de azul, cor usada no laço que simboliza à prevenção e o combate ao câncer de próstata.

Para conscientizar os homens sobre a doença foi ministrada uma palestra sobre o câncer de próstata na sede do Conselho pela enfermeira da gestão em saúde da Vitallis, Thaís Fadul. “O risco de ser diagnosticado com câncer de próstata aumenta com o avanço da idade. Por isso é fundamental que os homens com mais de 50 anos façam o exame preventivo anualmente”, destacou.

O exame preventivo abrange o toque retal e o PSA (antígeno prostático específico) que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, que seria um indício da doença. A recusa em fazer o exame, muitas vezes devido ao preconceito, pode causar danos maiores aos homens.

Um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que serão aproximadamente 68 mil novos casos da doença em 2018 e em 2019. Segundo o Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Entre os sintomas estão a dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite, redução no volume de urina e insuficiência renal. Já o tratamento pode envolver a terapia hormonal, procedimento cirúrgico, quimioterapia e/ou radioterapia.

funcionarios de azul

Confira as fotos da sede iluminada

Veja as fotos dos funcionários