Pesquisar...

O engenheiro de minas João Augusto Hilário representou o Crea-Minas na Sessão Catalisadora sobre mineração no Brasil, promovida pelo Development Partner Institute (DPI). O evento reuniu entidades, integrantes da cadeia produtiva e formadores de opinião para discussões sobre o futuro da mineração. A ação contou com 55 participantes de mais de 35 organizações, e foi sediada no Departamento de Engenharia de Minas da Escola de Engenharia da UFMG, entre os dias 18 e 20 de setembro de 2018.

O objetivo da Sessão Catalisadora, que já foi realizada na África do Sul e no Peru, foi pensar e discutir as responsabilidade sociais e ambientais da mineração. O encontro brasileiro abordou nove temas para futuras colaborações e, entre eles, está a exploração de parcerias institucionais para novas formas de planejamento de minas. “Foi uma oportunidade de participar, fornecer nossas contribuições sobre o tema e representar o Crea-Minas neste importante fórum de discussões”, pontuou João Hilário, conselheiro da Câmara de Geologia e Engenharia de Minas e presidente da Associação dos Engenheiros de Minas do Estado de Minas Gerais (Assemg).

O DPI foi criado em 2016, como uma entidade internacional específica, com o objetivo de promover debates sobre pontos-chave da indústria mineral. O Instituto selecionou Belo Horizonte devido a sua relevância e ao histórico da mineração no estado de Minas Gerais, e planeja sessões semelhantes nos estados do Pará, São Paulo e Brasília.