Com o propósito de aproximar o Crea-Minas dos estudantes e profissionais das engenharias, a Inspetoria de Governador Valadares promoveu, em parceria com a Univale, o evento “Café com o Inspetor”. A ação ocorreu na manhã do dia 3 de outubro de 2018, no campus da universidade, e contou com a presença do inspetor-chefe do Crea-Minas em Governador Valadares, engenheiro civil Antonio Evandro de Souza.

O encontro teve a participação de profissionais da região, professores e alunos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Civil Ambiental. Segundo Antonio, foi uma oportunidade para debater diretamente sobre temas da área, ouvir reivindicações e receber sugestões. “O evento foi planejado para ser simples e objetivo, e também como uma forma de diálogo acessível entre o Conselho, alunos e profissionais”, explicou.

Entre os tópicos abordados, estava a questão da cooperação entre os profissionais das engenharias. Para o inspetor-chefe, esse sentimento é muito presente em outras profissões, como na medicina, mas ainda precisa ser aprimorada entre os engenheiros. Para Antonio, o mercado de trabalho envolve, sim, uma grande competição, mas é necessário um sentimento de companheirismo e envolvimento fora dele, sempre pautado pela preservação da ética e do respeito pelos outros. “Nesse sentido, precisamos trabalhar para que exista uma maior união entre a nossa classe”, enfatizou.

Também foi explicado como funciona a seção de denúncias de fiscalização no site do Crea-Minas e apresentado o projeto “Conheça o Crea”, que pretende levar um representante da sede para Governador Valadares para explicar o funcionamento do Conselho, além de promover uma maior integração com as discussões de demandas locais.

Estavam presentes no encontro o conselheiro do Crea-Minas, presidente do Instituto Leste Mineiro de Engenharia Civil (Ilmec) e professor da Univale, engenheiro civil Anderson Gusmão; os professores da Univale, Mariza de Azevedo Bicalho Rezende e Pedro Lino Hanauer de Moura; e os representantes do Ilmec, o vice-presidente, engenheiro civil Alexander Vidigal e o secretário, engenheiro civil e ambiental Guilherme Lopes da Silva.