Pesquisar...

Atribuições profissionais e fiscalização foram alguns dos temas tratados em encontro entre o presidente do Crea-Minas, engenheiro civil Lucio Borges, e o presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger. A reunião ocorreu na Sede do Regional mineiro, no dia 9 de outubro de 2018. 

O presidente do Confea, Joel Krüger defendeu que o foco do trabalho do Sistema Confea/Crea deve ser em suas atividades-fins, com atenção à questão das atribuições e da fiscalização. Joel externou sua preocupação em haver uma padronização no entendimento das Câmaras Especializadas sobre a concessão de atribuições, garantido aos profissionais com a mesma formação isonomia no mercado de trabalho. “As questões de atribuições devem ser niveladas nas reuniões das Coordenadorias Nacionais das Câmaras Especializadas para evitar distorções”, defende o presidente do Confea. 

Lucio Borges apresentou os trabalhos realizados pelo Crea-Minas na área de fiscalização, que está ampliando a especialização para a mineração, além das ações voltadas para o agronegócio. Ele também ressaltou os esforços do Crea na divulgação e aplicação da Resolução 1047/2013. “Temos investido muito na fiscalização e recebido um retorno positivo dos profissionais”, afirmou o presidente do Crea-Minas. Ele reforça que, ao fiscalizar, o mercado de trabalho passa a contar com profissionais legalmente habilitados, o que é bom para todos. “Para os profissionais, há uma ampliação do mercado de trabalho e, para a sociedade, a garantia de que as obras e serviços serão executados com qualidade e segurança”, enfatizou. 

Um outro ponto destacado pelo presidente do Confea foi a participação das entidades de Minas no Chamamento Público realizado este ano. “Houve uma grande participação de entidades mineiras e ficamos satisfeitos com isso”, elogiou Joel. O presidente do Crea-Minas explicou que incentivar e apoiar as entidades de classe na elaboração de projetos como aqueles encaminhados ao Confea são ações consideradas estratégicas pela gestão. “Acredito que é uma das formas de o Crea fortalecer as entidades que compõem a base de nossos Conselhos”, afirmou. 

Também participaram o diretor de Planejamento, Gestão e Tecnologia, engenheiro mecânico Waldimir Teles Filho, e o superintendente da área, engenheiro mecânico César Paiva; o chefe de gabinete, engenheiro civil Marcos Gervásio e o superintendente de Relações Institucionais, engenheiro civil Jean Marcus Ribeiro, todos do Crea-Minas.