Tratando de temas relativos à fiscalização de empreendimentos do setor de mineração em Minas Gerais, o treinamento que ocorreu entre os dias 25 e 26 de setembro de 2018, em Varginha, foi a última etapa do programa de "Especialização da Fiscalização na Mineração" promovido pelo Crea-Minas. O treinamento já ocorreu na inspetoria de Belo Horizonte, de Ipatinga e de Uberlândia, capacitando o efetivo da fiscalização do Conselho.

Em Varginha, os fiscais receberam informações que possibilitaram uma visão geral da cadeia produtiva do setor de mineração para entenderem mais sobre as implicações técnicas e ambientais da atividade. O treinamento oportunizou a obtenção de novos conhecimentos para a equipe de fiscais que participaram da reunião, abrindo espaço para a exposição de dúvidas e para o compartilhamento de informações relevantes.

Durante o treinamento, foram apresentadas informações específicas sobre o ambiente de trabalho no setor, o ciclo completo da mineração e operação minerária, além das práticas e processos que devem ser adotados pelos fiscais em campo. “A primeira parte proporciona um nivelamento de conhecimentos para os fiscais, para que, em seguida, possamos trabalhar junto com eles em ações de fiscalização que promovam a regularização de profissionais e empresas”, afirmou o supervisor de fiscalização da mineração do Crea-Minas, engenheiro de minas Newton Reis.

O próximo passo é promover uma Fiscalização Regional Dirigida (FRD) nos municípios que têm atividades de mineração. “Iremos, agora, estabelecer um calendário de fiscalizações que devem ser cumpridas no decorrer dos próximos dois anos”, destacou o supervisor. Já está marcada, para o dia 06 de novembro, também, uma reunião com as lideranças do setor produtivo para tratar da fiscalização de atividades de mineração, apresentando um resumo das atividades realizadas até o momento e estabelecendo os próximos passos.