Valorização da engenharia e desenvolvimento econômico e social dos municípios do Vale do Rio São Francisco foram os assuntos discutidos durante a visita do presidente do Crea-Minas engenheiro civil Lucio Borges à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), no dia 25 de setembro de 2018.

Segundo o presidente do Crea-Minas, o Conselho quer se aproximar mais da Codesvaf e contribuir para o crescimento econômico da região. “Nosso objetivo é dialogar, trocar experiências e apoiar a Codesvaf, a fim de trabalharmos juntos no desenvolvimento sustentável do Vale do Rio São Francisco e bem-estar social da população”, ressaltou.

Na ocasião, o chefe de gabinete da Codevasf engenheiro agrônomo Fernando Brito afirmou que pretende intensificar o relacionamento com o Crea-Minas por  ter a engenharia como a base das ações da companhia. “Somos atualmente cerca de cinquenta profissionais de engenharia atuando em irrigação e drenagem, em arranjos produtivos locais como piscicultura, apicultura, laticínios, além de saneamento básico, revitalização de bacias hidrográficas, construção de barragens, estradas e pontes. Com este portfólio, não poderíamos deixar de ter o Crea-Minas como parceiro, oferecendo-nos conhecimento técnico e segurança”, destacou.

Criada em 16 de julho de 1974, a Codevasf é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, que promove a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim, com investimentos em controle de processos erosivos, esgotamento sanitário e coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos. Desde a implantação da 1ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Montes Claros, a Companhia trabalha para a estruturação de atividades econômicas, objetivando o desenvolvimento econômico e social em 242 municípios do Vale do Rio São Francisco.