Pesquisar no site...

O presidente do Crea-Minas, engenheiro civil Lucio Borges, participou do 1° Seminário de Prevenção Contra Incêndio e Pânico, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar em conjunto com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no dia 21 de setembro de 2018. Contando com um púbico de quase 300 pessoas, dentre elas autoridades, engenheiros, professores e estudantes, o seminário tratou da aplicação de chuveiros automáticos em edificações, controle de materiais de acabamento e revestimento e proteção contra incêndio em instalações elétricas, com foco em capacitar profissionais para evitar desastres. Lucio ressaltou a importância do diálogo constante com os profissionais e a participação do Crea em eventos como este. “Essa conversa valoriza conhecimentos e práticas de trabalho que visem a segurança e a prevenção de acidentes”, afirmou.

A inspetoria do município destacou a necessidade do acompanhamento de edificações pelo Corpo de Bombeiros, que é primordial para garantir a segurança da população. Outro tema trabalhado no seminário foi a importância da especialização dos estudantes de engenharia. “O incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro nos relembra a necessidade de ter um olhar técnico da engenharia sobre as obras, temos que mostrar aos alunos como é importante e fundamental a especialização”, destacou o inspetor-secretário do Crea-Minas, engenheiro civil Jordan Henrique de Souza. 

Durante o evento, o Corpo de Bombeiros Militar abordou assuntos alusivos à segurança das edificações construídas antes das normas vigentes, tratando também de eventos temporários, proteção para instalações elétricas, chuveiros automáticos para combate a incêndios e proteção passiva. “O diálogo com o Crea-Minas e a UFJF se reveste da maior importância, à medida em que permite a discussão de assuntos que tratam da segurança e bem estar das pessoas e de seus empreendimentos, voltada para a busca de uma sociedade cada vez mais resiliente às tragédias”, ressaltou o Coronel Ferreira, comandante dos bombeiros.

Já a UFJF apresentou os resultados do Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia (Nasfe), projeto comunitário criado em 2008 que atende famílias de baixa renda, prestando assistências técnicas e consultorias gratuitas para problemas e projetos de engenharia.