Com o tema “Desenvolvendo a política habitacional do município”, o 1º Fórum Municipal de Habitação de Ubá ocorreu no dia 11 de setembro de 2018 e reuniu gestores municipais, representantes de grupos da sociedade civil, estudantes e profissionais. O evento foi uma realização da Prefeitura de Ubá – por intermédio da Divisão de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Social – e do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social do município, em parceria com o Crea-Minas e com a Associação de Engenheiros e Agrônomos de Ubá (SEA). A programção abordou temas de interesse para a área de habitação civil e popular no âmbito social, discutindo regularização fundiária, práticas, direitos e novidades.

Para o  inspetor-chefe do Crea-Minas em Ubá, engenheiro de produção e segurança do trabalho Isaías Simeão, o Fórum veio mostrar aos engenheiros um mercado de atuação pouco explorado. "É fundamental a presença de um engenheiro no mercado de habitação social e regularização fundiária. Isso garante o bom funcionamento e o prosseguimento dos projetos”, ressaltou Isaías.

Como palestrante pelo Crea, o engenheiro de minas e assessor da presidência José Tarcísio Caixeta, falou sobre questões políticas de habitação em atendimento ao déficit habitacional, explorando exemplos de projetos adotados em Belo Horizonte, onde foi vereador, que consideram o interesse social na ocupação do espaço urbano, em benefício do conjunto social e não de um grupo particular. “Temos que discutir o papel das políticas como organizadoras do espaço urbano para criarmos formas de suprir o déficit habitacional da população, tanto de Ubá, quanto do Brasil”, apontou Caixeta.

“Os temas discutidos atenderam aos profissionais, levando a eles informações sobre ações fundiárias, construções irregulares e áreas de risco”, afirmou inspetora-secretária e representante do Crea-Minas junto ao Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social de Ubá, engenheira civil Sonia Maria Jacob Rodrigues, que também representou a SEA no evento.