Pesquisar...

Empreendimentos e produtores rurais da cadeia produtiva da cafeicultura, alambiques e prestadores de serviços da área tecnológica serão fiscalizados pelo Crea-Minas. A Fiscalização Regional Dirigida (FRD) ocorrerá no período de 24 a 28 de setembro de 2018. A ação, realizada pela Inspetoria de Salinas, vai abranger, além do próprio município, Águas Vermelhas, Berizal, Fruta de Leite, Indaiabira, Ninheira, Novorizonte, Rio Pardo de Minas, Rubelita, São João do Paraíso e Taiobeiras. 

A FRD contará com oito fiscais que percorrerão empreendimentos da região selecionados a partir de informações dos fiscais e dos inspetores de Salinas, e do conhecimento da atuação dos empreendimentos nas localidades. “A fiscalização especializada do agronegócio ampliou o mercado de trabalho de profissionais da área tecnológica e diminuiu o número de autuações, uma vez que aumentou o registro das Anotações de Responsabilidade Técnica e, acima de tudo, beneficiou os produtores rurais”, comenta o supervisor de Fiscalização do Agronegócio do Crea-Minas, engenheiro agrônomo Emílio Mouchrek. 

As ações de fiscalização têm como objetivo a constatação da regularidade nas atividades de base tecnológica, verificando se há responsável técnico através do registro das empresas, bem como a Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T). O supervisor da região Norte do Crea-Minas, Alex Fabiano Silva, explica que as FRDs do agronegócio seguem uma metodologia diferenciada. "Fazemos reuniões preparatórias para orientar os produtores e lideranças do setor. Nas reuniões orientamos sobre a legislação do Sistema Confea/Crea e falamos da necessidade de se possuir o profissional legalmente habilitado para a realização das atividades técnicas. Isso é essencial para obtermos um produto final com qualidade, produtividade, continuidade e confiabilidade", reforça  o supervisor. O principal objetivo da ação é verificar se os empreendimentos e prestadores de serviços contam com a presença de profissionais legalmente habilitados em todas as etapas dos processos produtivos da cafeicultura e do alambique. 

 Reunião preparatória 

No dia 14 de agosto, a Inspetoria de Salinas realizou uma reunião com produtores rurais e empreendedores do norte de Minas Gerais. A reunião preparatória esclareceu sobre a importância da fiscalização profissional e da especialização no agronegócio do Crea-Minas.  

Além dos produtores de café e de cachaça, também participaram da reunião autoridades e lideranças regionais, representantes de sindicato rural, autarquias públicas e instituições de ensino da área de engenharia e agronomia.

 

Foto: Elanio Peterson Castro Sarmento