Entre os dias 27 e 30 de agosto, foi realizada em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, uma Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). A ação foi realizada pelo Crea-Minas em parceria com a Prefeitura de Ituiutaba com foco na fiscalização de obras de construção civil do município. A FPI contou com a participação de oito fiscais, sendo quatro do Crea-Minas e quatro da Prefeitura.

A fiscalização ocorreu em 62 obras que foram selecionadas pela própria Inspetoria de Ituiutaba e a partir de dados da Prefeitura. “A ideia foi chamar a atenção para o cumprimento das normas e leis com o objetivo de garantir o bom andamento das obras”, explica o inspetor-chefe de Ituiutaba, engenheiro civil Carlos Roberto Dias Gomes da Silva.

Com auxílio de informações da Prefeitura, que ajudaram a nortear a fiscalização, o Crea-Minas verificou a existência de profissional legalmente habilitado pela elaboração dos projetos de obras/reformas assim como o acompanhamento da sua execução, os contratos em serviços de engenharia, os registros de quadro técnico, bem como o registro de empresas/profissionais contratados para os serviços abrangidos pelo Sistema Confea/Crea. A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.