Para tratar de um Acordo de Cooperação Técnica, o presidente do Crea-Minas engenheiro civil Lucio Borges e os conselheiros da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) visitaram a Gerência Regional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Belo Horizonte.

O Acordo tem a finalidade de promover o compartilhamento de dados e a troca de informações entre os órgãos. “Com a parceria, o Crea-Minas e a Anatel irão atuar de forma integrada para otimizar as ações de fiscalização e aprimorar os serviços de engenharia prestados à sociedade”, ressaltou o presidente Lucio Borges.

À Anatel, caberá disponibilizar informativos sobre temas relacionados às telecomunicações e legislação do setor aos profissionais do Sistema Confea/Crea e empresas. Também deverá solicitar a Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.)  de desempenho de cargo e função de requerentes de outorgas e homologações em que sejam necessárias apresentações de projetos, estudos e execuções relacionados à engenharia. Ao Crea-Minas, caberá fornecer à Anatel informações do banco de dados do Conselho vinculados aos propósitos do acordo, bem como prestar orientações referentes à legislação do Sistema Confea/Crea.

Segundo o gerente regional da Anatel em Minas Gerais, Hermann Bergmann, o acordo vai agilizar o intercâmbio de informações e ampliar a capacidade de atuação da Anatel em cidades onde o Crea-Minas está presente. “Objetivamos materializar a visão estratégica da Anatel de prestar o suporte regulatório aos pequenos provedores de internet. Neste sentido, o apoio do Conselho é fundamental”, enfatizou.

Um novo encontro está previsto para ocorrer entre os dias 17 e 19 de outubro, em Montes Claros, quando os conselheiros da CEEE e representantes da Anatel conversarão com engenheiros e empreendedores. “Serão criados espaços para que os empreendedores possam obter orientações sobre o setor de telecomunicações, provedores de acesso à internet e seus meios de transmissão de dados”, enfatizou o coordenador da Câmara, engenheiro eletricista Saulo de Moraes.

Também participaram da visita, que ocorreu no dia 30 de agosto de 2018, os conselheiros da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica Dilvar Salles; Herlandes Tinoco; Paulo Novo; Reinaldo Ribeiro; José Raposo; Fábio Souto; Hélio Nonato; Igor Braga; o diretor de Recursos Humanos do Crea-Minas, engenheiro eletricista Flávio Vianna; o chefe de gabinete, engenheiro civil Marcos Gervásio; o superintendente de Atendimento e Fiscalização, engenheiro agrônomo Humberto Falcão; o gerente Técnico e de Atribuições Profissionais, engenheiro agrônomo Gustavo Freitas; o procurador-geral Rubens Jardim e o analista técnico, engenheiro eletricista Fernando Almeida.