Entre os dias 21 e 24 de agosto, Maceió (AL) reúne profissionais das áreas da engenharia de todo o Brasil na 75a. Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), maior evento nacional da área Tecnológica, promovida pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. O tema deste ano é “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil” e tem uma extensa programação de palestras, painéis, mini-cursos, mesas-redondas e reuniões de órgãos do Sistema Confea/Crea, realizados no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

O tema da Soea está em sintonia com as preocupações dos profissionais da área tecnológica e da sociedade como um todo. A economia brasileira passou por uma brusca virada, saindo de um boom econômico para uma profunda recessão. Este ano, embora haja sinais de mudança, o setor de construção civil, por exemplo, que era considerado um dos que dariam impulso à economia neste ano, não tem tido a recuperação esperada.

Segundo o presidente do Crea-Minas, engenheiro Lucio Borges, a Soea é uma oportunidade para que profissionais do país inteiro discutam sobre o papel da engenharia e da agronomia na reconstrução do Brasil e na retomada do crescimento. “Diante dos desafios que nos são impostos, fica clara a nossa obrigação de promover, juntamente com as entidades de classe e instituições de ensino, discussões com a sociedade civil sobre um modelo de desenvolvimento que gere sustentabilidade e cadeiras produtivas robustas”, defende o presidente do Crea-Minas.

Lucio e Vinicius
Integração -
O Crea-Minas conta com uma delegação de 150 participantes, entre conselheiros, inspetores, representantes de entidades, estudantes e funcionários. O custeio de parte da delegação foi viabilizado por meio de uma parceria entre o Regional de Minas e a Mutua, que atua na oferta de benefícios e na prestação de assistência aos profissionais do Sistema.

O engenheiro Lucio Borges destaca a interação com os outros Conselhos Regionais como um dos pontos altos da Semana. “Estamos aproveitando a Soea para discutir com Vinícius [Marchese, engenheiro de Telecomunicações e presidente do Crea-SP] questões que impactam os nossos Conselhos, possíveis soluções e parcerias”, exemplifica Lucio.

Minas na Soea - O estande do Crea-Minas tem sido um ponto de encontro para a delegação mineira e tem recebido visitantes de todos os estados. Como já é tradição, os conselheiros e inspetores levam iguarias que representam a diversidade de Minas Gerais.

Dentre as participações de Minas na Soea, cabe destacar a primeira colocação no 3o. Prêmio Mútua/Anprotec de Inovação e Empreendedorismo, que será entregue no dia 23 de agosto, no estande da Mutua. O engenheiro civil de Viçosa (MG), William Fernando de Almeida Pessôa, integra a equipe vencedora com o desenvolvimento da “LiaMarinha – Tecnologias Sustentáveis para Águas e Efluentes”, uma startup de base tecnológica que foi desenvolvida com a intenção de melhorar e conservar a qualidade das águas. (Ouça matéria na Rádio Crea-Minas)

No mesmo dia, a conselheira da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Alaíze Reis integra o painel “Engenheiras 4.0 - Inovação, Tecnologia e Equidade de Gênero”. O painel está previsto para as 16h30 e abordará questões como o mapeamento da participação feminina no Sistema Confea/Crea e assédio profissional.