Pesquisar...

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) estará presente na 28ª edição da Feira Internacional de Pedras Preciosas (Fipp). Realizada anualmente em Teófilo Otoni, a Feira ocorrerá entre os dias 15 e 19 de agosto. O evento é o maior do segmento na América Latina e tem como objetivo reunir mineradores, fornecedores de matéria prima, empresários de lapidação, compradores de pedras preciosas e produtores de joias.

Durante a Fipp, o Crea-Minas vai promover, nos dias 16 e 17, o Seminário Engenharia e a Vocação Mineral da Região. Apresentado por profissionais da área, o evento terá palestras institucionais e técnicas que tratarão de temas como novas tecnologias em explosivos, direitos burocráticos para o pequeno garimpo, importância da mineração e direito minerário, dentre outros.

A região de Teófilo Otoni possui potencial para desenvolver atividades de mineração devido à geodiversidade e ao afloramento de rochas ornamentais. Por isso, o inspetor-chefe de Teófilo Otoni, o engenheiro civil Ulisses Guimarães, avalia que o evento é uma oportunidade de incentivar esta vocação local. “A participação do Crea-Minas neste evento proporciona aos mineradores e aos governantes da região acesso ao conhecimento técnico dos nossos profissionais”, afirma Ulisses.

De acordo com o presidente da Associação dos Engenheiros de Minas Gerais (Assemg) e conselheiro do Crea-Minas, João Augusto Hilário, a Fipp proporciona uma movimentação no mercado local, incrementando os negócios no setor. João Hilário explica que, aproveitando o ambiente propício, serão feitas apresentações abordando especificamente o lítio, um produto mineral, cujas novas pesquisas vêm revelando um grande potencial na região. “O lítio é o metal mais leve da natureza e vem ganhando cada vez mais importância na fabricação de baterias especiais para os carros elétricos e diversos outros usos”, detalha o conselheiro.

 

Serviço

Data: 15 a 17/08/2018

Horário: 10h

Local: Centro de Convenções Expominas IV - R. Cel. Mario Cordeiro, 404, Pampulhinha - Teófilo Otoni - MG