Pesquisar...

A quinta edição do Congresso Técnico e Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) é recordista de inscrições para o evento que vai ocorrer dentro da 75ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea). O Congresso, que será realizado entre os dias 21 a 24 de agosto, em Maceió (AL),  alcançou 673 inscrições.

De acordo com a organização do Contecc, 775 trabalhos foram enviados e 577 deles foram aprovados para apresentação. São oito trabalhos de Agrimensura, 246 de Agronomia, 199 de Engenharia Civil, 24 de Engenharia Elétrica, 43 de Experiência Profissional, Educação, Gestão, Acessibilidade e Sustentabilidade, oito de Geologia, 24 de Mecânica e 25 de Química. 

Dentre os trabalhos aprovados, 31 são de acadêmicos e profissionais de Minas Gerais. O Contecc estabelece a união entre a área acadêmica e o setor produtivo, fomentando o diálogo. "O enfoque é no trabalho da área profissional. Pode ser um relato de uma obra, uma participação em uma consultoria, em um evento", explica a engenheira civil Enid Drumond, coordenadora-adjunta do Contecc, professora universitária e ex-coordenadora do Colégio de Instituições de Ensino do Crea-Minas.  

Ilha de inovação é a novidade no evento

Com o tema “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil”, a quinta edição do evento espera reunir alguns dos principais especialistas em todas as áreas da Engenharia e da Agronomia para discutir o cenário de suas realidades locais e nacional, compartilhando inovações em empresas e institutos de pesquisas, e apontanado caminhos para o desenvolvimento do país.

“O Congresso vai proporcionar a aproximação entre academia e o setor produtivo, além de ser uma boa oportunidade de apresentar os resultados de pesquisas”, comenta o coordenador da comissão organizadora, engenheiro florestal Fernando Antônio Souza Bemerguy, ao adiantar que na edição deste ano os participantes terão um espaço dedicado à divulgação de protótipos e produtos locais. “Será uma ilha de inovação com tecnologias aplicadas à realidade de Alagoas. Neste novo espaço, os profissionais poderão apresentar sua pesquisa e os resultados obtidos”, acrescentou.