Pesquisar...

IMG 20180606 150601 1

O Crea-Minas realizou, nos dias 6 e 7 de junho, na Inspetoria de Januária, reuniões com inspetor-chefe de Januária, engenheiro de segurança do trabalho José Vanderval  e a integrante da Associação de Engenheiros Arquitetos e Agrônomos do Vale do São Francisco (Assenasf), engenheira civil Lamara Viana.

No encontro, que contou com a participação do supervisor da região Norte, Alex Fabiano, foram abordados assuntos referentes à melhoria da estrutura física da inspetoria, além do atendimento, planejamento de fiscalização e ações institucionais na região.

Termo de cooperação técnica

Além das reuniões na Inspetoria de Januária, o Crea-Minas realizou várias visitas na região para tratar de propostas de projetos, parcerias e assuntos técnicos. Em visita ao juiz de direito da Comarca Juliano Carneiro Veiga e ao promotor de Justiça Franklin Reginato Pereira Mendes, foi apresentado um projeto social viabilizado através de um termo de cooperação técnica firmando entre Crea-Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Defensoria Pública, prefeituras da região, Assenasf, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e OAB/MG.

O termo prevê a melhoria das instalações internas das unidades prisionais e a oferta de trabalho, profissionalização e estudo aos recuperandos do sistema prisional da Comarca de Januária. Os apenados terão a oportunidade de recuperação e reinserção na sociedade, trabalhando em reformas de praças e na pavimentação de vias públicas, na Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) e nos presídios de Januária e Itacarambi. O Crea-Minas e a Assenasf vão orientar e assistir tecnicamente os trabalhos previstos no termo. Já no 30º Batalhão de Polícia Militar de Januária, representantes do Crea-Minas se reuniram com o comandante Ten. Cel. Paulo Sérgio e trataram assuntos referentes a projetos socioambientais.

Na mesma ocasião, foi proposto um convênio de cooperação técnica, por meio da Assenasf, para reforma do campo de futebol administrado pelo Batalhão. Também está sendo  avaliado o plantio de grama no campo para que crianças carentes tenham aulas de futebol. 

No 2º Pelotão de Bombeiros Militar, foram discutidos assuntos referentes a projetos de prevenção de incêndio e pânico, atuação dos engenheiros em eventos temporários e Anotações de Responsabilidade Técnica (A.R.Ts) com o comandante Ten. BM João Carlos.  

Projetos ambientais 

Na Copasa, os representantes do Crea-Minas se reuniram com a gerente regional, Melissa Seixas e Diego Antunes de Faria, coordenador do projeto Pró-Mananciais. O projeto tem como finalidade a recuperação de nascentes e demandará serviços de diversas modalidades da engenharia, o que levou a proposição de um termo de cooperação técnica entre Crea-Minas, Assenasf e Copasa. Na visita ao regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF), o supervisor da região Norte, Alex Fabiano, conversou com o supervisor regional do Alto Médio São Francisco, engenheiro florestal Mário Lúcio, a respeito da atuação do Conselho na região e sobre A.R.Ts nos diversos processos que tramitam naquele órgão.