Estudantes do curso de engenharia civil da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) participaram, no dia 23 de maio de 2018, da palestra institucional sobre o Sistema Confea/Crea, ministrada pela inspetora-chefe de Belo Horizonte, engenharia civil Júnia Neves. A ação faz parte da agenda de atividades realizadas pelo Crea-Minas com o objetivo de aproximar o Conselho das instituições de ensino.

Durante o encontro, Júnia esclareceu aos alunos a respeito da estrutura funcional, legislação e atividades do Conselho. “Expliquei sobre o Sistema Confea/Crea e Mútua; a importância da Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.) para o profissional; como funciona uma câmara especializada; o que são as reuniões plenárias e qual é o papel do conselheiro; quais são as inspetorias do Crea-Minas e a função delas em representar o Conselho e ainda sobre a Cooperativa de Trabalho de Engenharia e Agronomia (Engecoop)”. detalhou.

Caratinga

O resultado positivo das palestras também tem despertado o interesse de instituições de ensino de cidades do interior de Minas Gerais. Os estudantes do Centro Universitário de Caratinga (Unec) também tiveram a oportunidade de conhecerem mais a respeito da A.R.T., da Certidão de Acervo Técnico (CAT) e do Sistema Confea/Crea.

Segundo o inspetor-secretário de Caratinga, engenheiro civil Alessandro Loreto, esta iniciativa, além de promover a integração entre a faculdade e o Conselho, contribui para a formação dos alunos. “O Crea-Minas é uma instituição reconhecida pela sociedade e quanto mais cedo os alunos ampliarem o conhecimento sobre o Conselho, melhor será seu ingresso no mercado de trabalho”, reforçou Alessandro Loreto.