A terceira Reunião do Colégio de Presidentes (CP), ocorrida de 06 a 08 de junho de 2018, teve o objetivo de buscar a unidade de ação no que se refere ao funcionamento de todo Sistema Confea/Crea, por meio da uniformização de procedimentos e do posicionamento diante de temas relacionados às profissões da área tecnológica.

Durante o encontro, os participantes discutiram informes sobre a 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que será realizada de 21 a 24 de agosto, em Maceió-AL; melhorias tecnológicas do Sistema; a criação do Conselho dos Técnicos; contrato entre Confea, Creas e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); fiscalização em hospitais e clínicas.

Palestras

O primeiro dia foi marcado pela palestra do diretor da Associação dos Empregados de Furnas (Asef), engenheiro eletricista Felipe Chaves, que explicou aos representantes do Sistema sobre os “Impactos da privatização da Eletrobrás na soberania e na engenharia do Brasil”. Felipe tratou sobre o processo de privatização da Eletrobras, como o projeto foi desenvolvido e as razões que levaram o Governo Federal a propor esse projeto.

Em seguida, o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização do Crea-GO, engenheiro de controle e automação Roger Barcellos, apresentou o “Modelo de Fiscalização Sustentável” do Conselho goiano, realizado por meio da Plataforma ArcGIS, com base nas informações às quais o Conselho tem acesso a partir dos acordos de cooperação técnica firmados com diversos órgãos das esferas municipal, estadual e federal com exercício em Goiás.

No segundo dia, o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), engenheiro civil George Rangel ministrou a palestra “Ferrovias no Brasil – A malha atual e os problemas que impedem a sua expansão”. Na sequência, a líder da Área de Análise de Processos de Registro do Crea-GO, a engenheira civil Kamilla Geaninne Pires fez apresentação sobre o Livro de Ordem, que tem a função de comprovar a autoria e acompanhamento de trabalhos do responsáveis técnicos relacionados à obra ou serviço de engenharia.

Homenagens

O Crea-Minas foi homenageado com a honraria em comemoração ao Jubileu de Ouro do Crea-GO. O presidente Lucio Borges recebeu o certificado pelas relevantes contribuições à história do Regional goiano nos últimos 50 anos. “Os Conselhos de Minas e Goiás têm histórias em comum, já que ambos os estados compunham o Crea da 4ª Região, até o desmembramento, em 1977”, enfatizou Lucio. O presidente do Confea, os representantes dos demais Creas presentes e os diretores da Mútua nacional e de Goiás também foram homenageados.

Confira as fotos.