A 2ª Reunião Ordinária da Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética dos Creas (CNCE) congregou representantes de todas as unidades da federação, que trocaram experiências sobre os processos éticos disciplinares nos Conselhos Regionais. “Uma postura ética é de grande importância em todas as facetas da vida e, por isso, estamos aqui para cultivar essa cultura na vivência coletiva dos Creas”, explicou o coordenador da reunião, engenheiro civil Marcelo Daniel Melo, conselheiro do Crea-Alagoas.

A reunião foi realizada entre os dias 14 e 16 de maio de 2018, no Crea-Minas e teve como pauta principal a agilização do trâmite dos processos éticos. Os conselheiros revisaram os normativos aplicáveis, discutindo sobre a formulação e priorização de propostas, além de traçarem pontos orientadores para as comissões de ética regionais. “Precisamos intensificar e ampliar a divulgação do código de ética entre os estudantes da área tecnológica para que tenham segurança em relação às suas obrigações e ajam em conformidade com os preceitos éticos, atendendo da melhor forma possível aos seus clientes e à sociedade em geral”, explicou o coordenador adjunto da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura (CAGR) do Crea-Minas, o geógrafo Leonardo Teixeira. Na pauta de discussão, também estavam os treinamentos de ética, a adoção de tecnologias para a realização de oitivas e a necessidade de ampliar a divulgação das atribuições profissionais. “Nós queremos adotar ferramentas tecnológicas para a convocação e realização das oitivas porque acreditamos que dará maior agilidade aos processos”, acrescentou Leonardo.

A discussão de temas relevantes para a condução dos processos de ética foi inaugurada pela fala do presidente do Crea-Minas, engenheiro civil Lucio Borges. No último dia, houve a palestra da conselheira do Crea-Paraná, engenheira civil Regina de Toni, que falou sobre o procedimento de oitivas por videoconferência. “Encerramos com sucesso a reunião, tivemos a conclusão da proposta de pauta e a satisfação de sermos bem recebidos pelo Crea-Minas”, afirmou o coordenador Marcelo Daniel no encerramento do evento.

Confira as fotos do evento.