O Crea-Minas realizou, entre os dias 23 a 27 de abril de 2018, ações de fiscalização de diversas modalidades da engenharia na Inspetoria de Diamantina e cidades vizinhas. Os fiscais da Região Norte, com o apoio das Regiões Leste e Metropolitana, fiscalizaram simultaneamente empreendimentos públicos e privados de 15 municípios, além de órgãos públicos e postos de combustíveis. De acordo com o supervisor da região Norte, Alex Fabiano, o objetivo da ação foi a regularização dos serviços prestados. "Verificamos se os profissionais e empresas estão registrados no Sistema Confea/Crea e se as A.R.T.s estão devidamente registradas. Nosso foco é a garantia de segurança à sociedade", ressaltou Alex.

As vistorias geraram 112 relatórios de obras e serviços e 173 de empreendimentos, além de 240 contratos, segundo a fiscal da Região Norte, engenheira civil e de segurança do trabalho Ivana Machado. “Visitamos empresas de construção civil, mineração, instalação e manutenção elétrica, consultoria ambiental, bioenergia, energia solar fotovoltaica, instalação e manutenção mecânica, engenharia de segurança do trabalho, saneamento. Ao todo, contabilizamos 551 ações de fiscalização”, destacou.

Em cinco dias, os fiscais percorreram as cidades de Diamantina Capelinha, Carbonita, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Felício dos Santos, Gouveia, Itamarandiba, Presidente Kubitschek, Rio Vermelho, Alvorada de Minas, São Gonçalo do Rio Preto, Serro, Turmalina e Veredinha.