Um Convênio de Mútua Cooperação foi firmado entre o Crea-Minas e a prefeitura de Esmeraldas, no dia 03 de maio de 2018, na sede do Conselho. Com isso, haverá um compartilhamento de dados visando aumentar a eficiência da fiscalização e, dessa forma, coibir o exercício ilegal das profissões ligadas ao Sistema Confea/Crea.

O convênio firmado estabelece que o Crea-Minas irá prestar as informações necessárias sobre obras e serviços técnicos de engenharia do município e passará a contar com a prefeitura na exigência de Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.) dos projetos de engenharia executados na cidade. “Essa aproximação do Crea com a região é de grande importância para fortalecer a fiscalização e  auxiliar o município e os profissionais”, afirma o engenheiro civil e de segurança do trabalho Gil Diniz Neto, inspetor-secretário de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, onde está situada a cidade de Esmeraldas.

Na reunião, o presidente do Conselho, engenheiro civil Lucio Borges; os superintendentes de Atendimento e Fiscalização, engenheiro agrônomo Humberto Falcão; de Relações Institucionais, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Gervásio; e a gerente de Apoio aos Colégios, Maria Cristina da Silva, conversaram também com o secretário de Obras, Transporte e Trânsito, engenheiro civil Bernardo Costa.