Pesquisar...

Com o objetivo de apresentar o projeto Engenharia na Gestão Pública, estiveram em Caldas os conselheiros da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-Minas (CEEC) Davina Braga e Bernardo Abrãao, que coordena o projeto e é presidente da AEAEE-UFMG, no dia 12 de abril de 2018.

Segundo o engenheiro civil Bernardo Abraão, a ideia é promover o entendimento da sociedade da abrangência e eficácia dos serviços de engenharia no desenvolvimento econômico e social. “É preciso que as pessoas percebam a importância da contribuição de profissionais da engenharia na gestão de serviços públicos e sua necessária participação no desenvolvimento da infraestrutura urbana e rural”, enfatizou Bernardo.

A palestra apresenta o conteúdo que será dado em um treinamento de dois dias para os municípios interessados, que tem como objetivo capacitar profissionais da engenharia e gestores públicos para atuarem no diagnóstico e na elaboração de projetos de desenvolvimento da infraestrutura urbana e rural em atendimento às demandas públicas municipais. 

A capacitação consiste no levantamento das demandas locais, visitas técnicas em pontos críticos das cidades e elaboração de diagnóstico técnico com apontamento de soluções para cada problema identificado. “Vamos fornecer informações necessárias para que a própria comunidade, juntamente com os profissionais técnicos locais, promova ações favoráveis para o desenvolvimento municipal”, explica o coordenador do projeto.

Participaram do encontro os prefeitos de Caldas, Alexsandro Conceição Queiroz; de Andradas, Rodrigo Aparecido Lopes e; de Poços de Caldas, Sérgio Antônio Carvalho de Azevedo, além de engenheiros das prefeituras daqueles municípios e de Santa Rita de Caldas, Pouso Alegre, Campestre, Ipuiuna, Ibitiúra de Minas, que fazem parte da Associação dos Municípios do Alto Rio Pardo (Amarp). Na oportunidade, solicitaram agendamento as prefeituras de Caldas e de Andradas.