Para celebrar o Dia da Engenharia, comemorado em 10 de abril, o Crea-Minas organizou em um único local as páginas da editoria Memória da Revista Vértice Crea-Minas. Inspirada no livro História da Evolução da Engenharia, do engenheiro Geraldo Dirceu de Oliveira, a coluna foi publicada a partir da 12a. edição da revista. Confira!
Ouça a entrevista de Geraldo Dirceu para a Rádio Crea-Minas e conheça um pouco da trajetória desse profissional que tem sido referência para diversas gerações.
Vértice 12
Das primeiras ferramentas construídas no período Paleolítico até a invenção da roda no período Neolítico, a pré-história foi um período de invenções no campo da engenharia.
Vértice 13
A construção das pirâmides e as técnicas de agricultura dos egípcios na Antiguidade despertam interesse de historiadores, arqueólogos e estudiosos de civilizações antigas até os dias de hoje.
Vértice 14
Tales de Mileto, Hipocrates de Chios, Pitágoras de Samos, Euclides de Alexandria e Arquimedes de Siracusa nos mostram a grandeza da matemática na Grécia antiga.
Vértice 15
As descobertas de Arquimedes, um dos maiores matemáticos da Antiguidade, são contribuições decisivas para a ciência.
Vértice 16
Planejamento urbano na Antiguidade
A arquitetura da cidade de Alexandria é esculpida através de fórmulas matemáticas e teoremas físicos. Suas construções seguem princípios clássicos de engenharia, que são admirados até hoje.
Vértice 17
Todos os caminhos levam à Roma
O Império Romano contou com uma bela infraestrutura de engenharia. A construção de estradas, invenção de carros, implementação do correio e estabelecimento de pesos e medidas reflete o conhecimento da época.
Vértice 18
As pontes da Roma antiga, para além de sua utilidade, encantam pela beleza e simbologia. Sem essas obras de arte da engenharia, as pessoas seriam forçadas a gastar mais tempo ou se arriscar para chegar a seu destino.
Vértice 19
Aquedutos representavam o domínio da tecnologia dos romanos
Cimento vulcânico, tijolos e pedras ajudaram a forjar o poder de Roma. Os aquedutos eram proezas de engenharia, dependendo unicamente da gravidade para assegurar o fluxo d’água por todo o Império Romano, que se estendeu da Alemanha ao Norte da África.
Vértice 20
O Coliseu somava a grandiosidade de sua estrutura com características funcionais de vanguarda. O anfiteatro é considerado um marco da engenharia e uma das sete maravilhas do mundo moderno.
Vértice 21
Estima-se que Roma chegou a ter mais de dois milhões de habitantes e, para conter os problemas de alimentação, higiene, moradia e epidemias, a engenharia respondeu com a execução de cidades planejadas e implantadas em pontos estratégicos do Império.
Vértice 22
Os romanos foram, provavelmente, a primeira civilização a ter uma força dedicada à Engenharia Militar. Entre os destaques, está a construção de fortificações com comprimentos superiores a 60 km em apenas algumas semanas.
Vértice 23
Tecnologia na Idade das Trevas
Além das construções góticas monumentais, a Idade Média foi marcada por diversas inovações tecnológicas, que levaram a um notável crescimento demográfico.
Vértice 25
Mudanças na arte de projetar e construir
Surgia no século XII, no continente europeu, a arquitetura gótica que ajudou na construção das catedrais medievais e castelos.
Vértice 26
Da Vinci usa habilidade inventiva em projetos inovadores
Considerado a personificação do Homem Renascentista, Da Vinci concebeu ideias muito à frente de seu tempo. No século XV, conceitualmente, inventou o parafuso helicoidal aéreo, o tanque de guerra, o uso de energia solar concentrada, uma calculadora e uma rudimentar teoria tectônica de placas.
Vértice 27
Durante os séculos XV e XVI, os portugueses e espanhóis lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com os objetivos de descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras.
Vértice 28
Como um dos principais representantes do Renascimento Científico dos séculos XVI e XVII, Galileu Galilei foi responsável por diversas descobertas, como a balança hidrostática, o compasso geométrico, o binóculo, a balança, a régua calculadora, o telescópio e a luneta astronômica.
Vértice 29
Para toda a engenharia, René Descartes é uma referência essencial nos conceitos da geometria e da álgebra. Ele estabeleceu quatro princípios para chegar ao conhecimento da verdade: evidência, análise, síntese e composição.
Vértice 30
Galileu, Descartes e Newton formaram o ciclo do triunvirato e mudaram os rumos da ciência.
Vértice 31
A Ordem dos Cavaleiros Templários era uma ordem militar de cavalaria e existiram por cerca de dois séculos na Idade Média. Sua origem remonta desde a construção do Templo do Rei Salomão. Eram considerados mestres pedreiros.
Vértice 32
A primeira máquina a vapor foi inventada pelos chineses entre os anos de 1659 e 1681. Até o inicio do século XVIII, a importância delas cresceu de forma tal que já era impossível se dissociar a ideia de civilização e maquinário.
Vértice 34
No século XIX, o inglês Richard Trevithick construiu a primeira máquina movida a vapor com uma subestrutura de quatro rodas planejadas para se deslocar sobre trilhos. Era a primeira locomotiva bem-sucedida do mundo.
Vértice 35
A descoberta da eletricidade ocorreu com os experimentos do filósofo Thales de Mileto, quando esfregou uma resina vegetal fóssil petrificada chamada âmbar (elektron em grego) com pele e lã de animais, podendo observar seu poder de atrair pequenas plumas e fios de lã.