Pesquisar...

A renovação de Convênio de Mútua Cooperação firmado entre o Crea-Minas e a prefeitura de Pará de Minas foram os assuntos discutidos na reunião entre o presidente do Conselho, engenheiro civil Lucio Borges, e os membros da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pará de Minas (Aeapam), no dia 15 de março de 2018. O convênio estabelece que cabe ao Crea-Minas prestar informações e orientações à prefeitura sobre obras e serviços técnicos do município, participar da elaboração das políticas setoriais da cidade, indicar membros e suplentes para o Conselho Municipal de Políticas Urbanas de Pará de Minas. De acordo com o presidente da Aeapam, engenheiro mecânico Ildes Pacheco, o compartilhamento de informações tem gerado mais segurança para os entes públicos. “Antes do convênio, não havia uma exigência de A.R.Ts para projetos complementares de engenharia. A prefeitura só exigia o projeto arquitetônico. Com o convênio, a prefeitura passou a exigir os projetos complementares, que são estrutural, instalações elétricas, segurança predial, prevenção e combate a incêndios e pânicos. Atualmente, temos mais valorização dos profissionais da cidade”, destacou. 

Já à prefeitura cabe exigir Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.) relativa a projetos que derem entrada para realização de obras no município, exigir a Certidão de Registro e Quitação e a Certidão de Acervo Técnico. Ela também deve garantir que os cargos e funções técnicas relativos à engenharia e agronomia sejam exercidos por profissionais habilitados, com atribuições compatíveis. 

Um dos destaques no Convênio é a fiscalização conjunta no município. O Convênio possibilita que fiscais do Crea-Minas e da prefeitura façam diligências nas obras e indústrias da cidade para fiscalizar e orientar os profissionais e os proprietários dos empreendimentos, otimizando resultados. 

Também participaram da reunião o diretor de patrimônio da Aeapam, engenheiro civil Flávio Vilaça; o inspetor-tesoureiro, engenheiro de produção Alessandro Barbosa Filho; o diretor de inovação e tecnologia, engenheiro mecânico Felipe de Almeida; a associada, engenheira civil Rafaela da Silva; o conselheiro regional, engenheiro eletricista Herlandez de Andrade. Entre os participantes do Crea-Minas estavam o superintendente de Relações Institucionais, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Gervásio; o superintendente de Planejamento e Fiscalização, engenheiro agrônomo Humberto Falcão; o chefe de gabinete, Raimundo Fernandes; a gerente de Apoio aos Colégios, Maria Cristina da Silva e o assessor da presidência, engenheiro civil Jean Ribeiro.

 

Confira mais fotos