Pesquisar...

Imagine uma indústria que combine uma linha de montagem com sistemas computacionais e comunicacionais, tomando decisões estratégicas sobre a produção, as compras e os estoques sem a interferência humana. Isso já é uma realidade conhecida como Indústria 4.0, cujo resultado é a integração de todos os sistemas de uma fábrica, incluindo a logística, o controle de produção e até mesmo as características físicas do produto.

O assunto já foi amplamente debatido no Crea-Minas no “Seminário Manufatura Avançada, Inovação e a Indústria 4.0” e no “2º Congresso das Instituições de Ensino – Engenheiro para a Indústria 4.0: Formação e Exercício Profissional”. O primeiro focou na presença da Indústria 4.0 no Brasil e em Minas Gerais, apresentando cenários, conceitos e cases nacionais. Veja as palestras que integraram a programação do “Seminário Manufatura Avançada, Inovação e a Indústria 4.0”. Já o segundo, foi dedicado à formação e ao exercício profissional do engenheiro para a Indústria 4.0, com foco nas universidades e nos sistemas de ensino.

A questão educacional que envolve a Indústria 4.0 é de extrema importância atualmente. Por isso, está programado para o dia 07 de fevereiro o evento “Inovações em Educação em Engenharia”, organizado pela EduQualis e pelos professores Aécio Lira, Cláudio de Moura Castro e Ricardo Guimarães. Ele será às 10h30 e contará com duas palestras.

Para entender mais sobre o que pode ser chamado de 4ª Revolução Industrial, a UniBH também está promovendo, no dia 07 de fevereiro, o “Workshop Indústria 4.0”, às 19h, no campus Buritis da universidade, em Belo Horizonte. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Confira a programação dos eventos:

palestra industria 4.0

Inovações em Educação em Engenharia

07 de fevereiro de 2018

10h30 – 12h00

Rua da Paisagem, número 220, bairro Vila da Serra – Nova Lima/MG

Palestra 1: Inovação na Educação em Engenharia

Professor Cassiano Zeferino de Carvalho Neto

Palestra 2: Soluções Estruturais da Educação 4.0 para a Educação em Engenharia

Fábio Dienstmann

 

Workshop Indústria 4.0

Workshop Indústria 4.0

07 de fevereiro de 2018

19h00 – 20h30

Auditório do Bloco C2, UniBH Campus Buritis (Rua Líbero Leoni, 259), Belo Horizonte/ MG

19h00 - Indústria 4.0: Onde estamos?

Professor Ítalo Coutinho

19h30 - Digital Conversation: The Case of Chatbots

Professor Caio Calado

20h00 - Case: Detecção de vazamento em tubulações usando técnicas de Machine Learning.

Professor Eduardo Magalhães