Pesquisar...

 

Engenheiros, representantes de comitês de bacias hidrográficas, policiais militares do Grupamento de Meio Ambiente, membros de instituições de ensino superior, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema) e da Câmara Municipal de Varginha participaram da palestra 'Gestão de Recursos Hídricos - Desafios e Oportunidades', no Auditório do Sebrae, em Varginha, no dia 23 de janeiro.

O engenheiro civil e de segurança do trabalho, Leão Miranda, representando o Crea-Minas no evento, destacou que o encontro foi importante para orientar e alertar os gestores sobre o uso racional da água nos diversos projetos. "O encontro foi muito didático e esclarecedor. Nós, engenheiros, temos a responsabilidade de ajudar os gestores públicos e promover projetos que permitam não apenas a preservação da água e do meio ambiente, como ainda em questões voltadas para aterros sanitários, resíduos sólidos, saneamento, que também estão inseridos neste processo", argumentou.   

Na palestra ministrada pela professora Marília Carvalho de Melo, coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos da UninCor, foram discutidas algumas experiências analisadas no Brasil e nos aquíferos de Minas Gerais referente a abastecimento, diminuição significativa no ciclo de chuvas, questões envolvendo segurança hídrica e como uma gestão eficiente destes recursos pode prevenir ou minimizar potenciais impactos para o futuro. "Todos nossos processos produtivos agrícolas ou industriais, e de abastecimento, dependem da água. Ela pode ser o limitador de desenvolvimento econômico de uma região. Gerir a água de maneira adequada, com uso eficiente e conservação dos recursos hídricos é importantíssimo para qualquer região", comentou.

Adaptado do site: unincor.br/noticias-mestrado-hidrico