A engenheira civil Patrícia das Graças Luís de Queiroz, que foi eleita inspetora-chefe em processo consultivo realizado no dia 1º de outubro de 2020, vai conduzir a Inspetoria do Crea-MG pelos próximos três anos

Eleita pelos profissionais de engenharia, agronomia e geociências de Viçosa e região, a engenheira civil Patrícia das Graças Luís de Queiroz estará à frente da Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) pelos próximos três anos como inspetora-chefe local. No processo consultivo, realizado no dia 1º de outubro de 2020, também foram eleitos o engenheiro civil Alex de Freitas Bhering Cardoso como inspetor-secretário e o engenheiro agrimensor Ricardo David Mafia Riqueira como inspetor-tesoureiro.

Nascida e criada em Viçosa, Patrícia, de 48 anos, vai coordenar as ações da Inspetoria, que é responsável por 14 municípios da região. Em seu primeiro mandato, a engenheira explica que o foco da gestão será mostrar o papel do Crea-MG tanto para os profissionais, como para a sociedade. “Se perguntarmos a dez pessoas o que o Crea faz, quantas saberiam responder? A engenharia perpassa a vida de todos, assim, o que o Crea faz deveria ser de conhecimento geral. Vamos atuar nesse sentido”, garante. A inspetora reforça que um dos objetivos primordiais do Conselho é a defesa da sociedade, por isso mesmo é preciso agir de forma célere quanto ao recebimento e apuração das denúncias sobre obras e, ou serviços das engenharias que não atendam à legislação vigente. Já em relação ao profissional, ainda segundo Patrícia, é preciso mostrar de forma clara e aberta a importância das decisões tomadas com o objetivo da valorização profissional.

Com um intenso trabalho de interiorização nos últimos anos, o Crea-MG atua para estar cada dia mais perto dos profissionais, das cidades e da sociedade. Esse trabalho é feito por meio das Inspetorias e Escritórios de Representação distribuídos por todas as regiões do estado. Atualmente, são 81 unidades de atendimento que oferecem, entre outros serviços, o registro de profissionais e empresas, orientações sobre Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), emissões de certidões, taxas e formulários.

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, cuja primeira gestão teve como uma de suas marcas a interiorização, garante que gestores públicos municipais e privados, e a população em geral, podem ter certeza que essa política de proximidade vai continuar e será fortalecida. “Temos um compromisso de diálogo com os profissionais e com suas inserções cada vez maiores no dia a dia, na vida das cidades e das pessoas, sempre em prol do bem comum. E nada nos moverá disso”, afirma Lucio Borges.

Atuação
O Crea-MG verifica e fiscaliza o exercício e as atividades de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, amparado pela Lei Federal 5.194/1966. A função do Conselho é defender a sociedade da prática ilegal das atividades técnicas, exigindo a presença de profissionais legalmente habilitados, com atribuições específicas, na condução dos empreendimentos das áreas da engenharia, da agronomia e das geociências.