O engenheiro de pesca e de segurança do trabalho José Vanderval de Melo Junior, que foi eleito inspetor-chefe em processo consultivo realizado no dia 1º de outubro de 2020, vai conduzir a Inspetoria do Crea-MG pelos próximos três anos

Eleito pelos profissionais de engenharia, agronomia e geociências de Januária e região, o engenheiro de pesca e de segurança do trabalho José Vanderval de Melo Junior estará à frente da Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) pelos próximos três anos como inspetor-chefe local. No processo consultivo, realizado no dia 1º de outubro de 2020, também foram eleitos o engenheiro ambiental Everton de Sá Flores como inspetor-secretário e o engenheiro eletricista Roberto Sidnei da Silva Coutinho como inspetor-tesoureiro.

Natural de Recife (PE), Vanderval, de 58 anos, é morador de Januária há quase duas décadas. Ele vai coordenar as ações da Inspetoria, que é responsável por 17 municípios da região. Em seu segundo mandato, o engenheiro explica que o foco da gestão é continuar os trabalhos da Inspetoria, demostrando a importância da engenharia, da agronomia e das geociências no desenvolvimento da sociedade. “A minha proposta é seguir alinhado com as ações da presidência do Crea-MG para participarmos, cada vez mais, de conselhos municipais e estaduais - Codemas, Compur, Copam dentre outros – e, assim, mostrar, na prática, a importância dos nossos profissionais no desenvolvimento do nosso município, estado e país. Pretendemos, também, formalizar parcerias com o Ministério Público, Poder Judiciário, câmaras municipais, enfim, estar presente na sociedade” detalha Vanderval. Para ele, esse também é um caminho para mostrar aos profissionais que a atuação do Crea vai além da fiscalização. “O nosso trabalho é pela valorização das profissões e defesa da sociedade. O Crea somos todos nós”, afirma.

Com um intenso trabalho de interiorização nos últimos anos, o Crea-MG atua para estar cada dia mais perto dos profissionais, das cidades e da sociedade. Esse trabalho é feito por meio das Inspetorias e Escritórios de Representação distribuídos por todas as regiões do estado. Atualmente, são 81 unidades de atendimento que oferecem, entre outros serviços, o registro de profissionais e empresas, orientações sobre Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), emissões de certidões, taxas e formulários.

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, cuja primeira gestão teve como uma de suas marcas a interiorização, garante que gestores públicos municipais e privados, e a população em geral, podem ter certeza que essa política de proximidade vai continuar e será fortalecida. “Temos um compromisso de diálogo com os profissionais e com suas inserções cada vez maiores no dia a dia, na vida das cidades e das pessoas, sempre em prol do bem comum. E nada nos moverá disso”, afirma Lucio Borges.

Atuação

O Crea-MG verifica e fiscaliza o exercício e as atividades de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, amparado pela Lei Federal 5.194/1966. A função do Conselho é defender a sociedade da prática ilegal das atividades técnicas, exigindo a presença de profissionais legalmente habilitados, com atribuições específicas, na condução dos empreendimentos das áreas da engenharia, da agronomia e das geociências.