Fiscalização foi o principal tema da pauta da reunião entre o Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM) e o Crea-MG. O encontro ocorreu no dia 3 de dezembro de 2020, na sede do Conselho, em Belo Horizonte.

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, destacou a importância de estabelecer parceria com as entidades e lembrou que este ano, mais de 70% das autuações foram para empresas irregulares e por falta de contratação de profissional habilitado para a atividade técnica. "É muito bom quando uma entidade trabalha conosco para reforçar a nossa atividade-fim, que é a fiscalização. O apoio do IEATM contribuirá muito para a melhoria da eficiência e eficácia das nossas ações. Este combate é nossa obrigação legal e, significa proteger a sociedade", afirmou Lucio.

Na oportunidade, o presidente do IEATM engenheiro civil Gilberto Barata reafirmou a intenção da entidade de trabalhar junto ao Conselho. "Queremos fortalecer a nossa cidade [Uberaba], reforçando a fiscalização de obras e do agronegócio. Como entidade, nossa finalidade é sempre dar suporte e orientar o profissional", destacou Barata.

Também presente à reunião, o inspetor-chefe reeleito de Uberaba, engenheiro eletricista Cláudio Antônio de Oliveira, explicou que "o objetivo foi fazer esse alinhamento em relação à fiscalização. Uberaba é uma cidade de quase 400 mil habitantes, recebemos muitas denúncias e precisamos de um projeto para aprimorar a nossa atuação", ressaltou Cláudio.

Outro assunto tratado na reunião foi a inserção dos tecnólogos em design de interiores na Tabela de Títulos do Sistema Confea/Crea. Na oportunidade, a diretora Técnica e de Fiscalização do Crea-MG, engenheira civil Davina Braga, que esteve recentemente no IEATM em Uberaba reunida com os esses profissionais, reafirmou todo esforço do Crea-MG para que a inclusão ocorra ainda este ano.Davina lembrou que o Conselho já vem realizando o registro dos designers como tecnólogo em edificações, com atribuições na área de design de interiores.

Participaram da reunião, o inspetor-tesoureiro Pedro Henrique Arduini Guedes, o conselheiro do Crea-MG e diretor do IEATM Walmir Januário, o gerente do Departamento de Comunicação e Relações com os Colégios Jean Marcus Ribeiro, e o chefe-de gabinete Marcos Gervásio.