Nova comissão técnica temporária do Confea, criada nesta sexta-feira, coletará informações e auxiliará na elucidação dos fatos que levaram à interrupção do fornecimento de energia elétrica no Amapá. É o que aprovaram, por unanimidade, os conselheiros federais de Engenharia e Agronomia durante Sessão Plenária.

Primeira ação do grupo, o conselheiro federal eng. eletric. Daniel Sobrinho (foto), acompanhado dos conselheiros que representam o estado do Amapá - eng. ftal Laércio Aires dos Santos e eng. ftal. Edmar da Silva Lopes Filho -, realizará diligência no estado na próxima semana. De acordo com Sobrinho, o foco da análise será a verificação se houve infrações ao Código de Ética profissional. “O Confea, como órgão de fiscalização profissional, não pode se furtar de participar dessa averiguação”, disse.

Coordenada por Sobrinho, a comissão será composta, além de Aires dos Santos e Lopes Filho, pelos conselheiros federais eng. eletric. José Miguel de Melo Lima e eng. agr. Annibal Margon (coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional). Representantes do Crea-AP serão convidados para participar da fase de diligência.

No último dia 3 de novembro, 13 dos 16 municípios amapaenses tiveram seu fornecimento de energia elétrica interrompido após forte chuva e explosão seguida de incêndio em relevante subestação do Estado. No dia 5, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, decretou estado de calamidade pública na capital.

Fonte: Confea
Beatriz Craveiro/Equipe de Comunicação do Confea