Pesquisar no site...

Com um dispositivo de medição de temperatura instalado nos equipamentos de Lingotamento Contínuo da Usiminas, o conselheiro do Crea-MG, engenheiro eletricista José Raposo Barbosa, juntamente com outros engenheiros, foi premiado pela Usiminas como Inventor 2020. O equipamento, desenvolvido em 2005 e aperfeiçoado alguns anos depois, está patenteado no Brasil, na Europa, nos Estados Unidos, na China, na Rússia e no Japão.

O equipamento é construído em cerâmica com um pirômetro infravermelho usado na medição de temperatura contínua do aço líquido. Segundo Raposo, com o monitoramento contínuo, o controle é maior, e a velocidade do processo pode ser acelerada ou reduzida, caso seja necessário. "Se a temperatura fica abaixo da linha líquida do metal, ele vira "puxa" e tem que retornar para o processo inicial, gerando grande perda. O nosso sistema levou à redução dos custos operacionais, da exposição térmica do operador de plataforma e dos riscos de acidentes pessoais e operacionais", explica Raposo. 

Além do prêmio da Usiminas Inventor 2020, os engenheiros receberam o de 2ª lugar de Inovação Industrial da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) na Região Sudeste e o Siemens de Automação Industrial de 2007.

Conheça o projeto