Pesquisar no site...

O cadastramento do curso de engenharia civil na modalidade de EAD da Universidade Vale do Rio Verde (Unincor) foi a pauta da reunião entre o Crea-MG e a instituição de ensino, no campus Três Corações, no dia 22 de outubro de 2020. Participaram do encontro, a diretora Técnica e de Fiscalização do Conselho, engenheira civil Davina Braga; o inspetor-adjunto no município, engenheiro civil Marcos Penha de Oliveira; o pró-reitor de Graduação e Assuntos Acadêmicos, Lácio César Gomes da Silva; a coordenadora Marianne Almeida; e professores do curso. 

Este ano, o Crea-MG realizou três reuniões virtuais com a Universidade para informar sobre o cadastramento. Segundo a coordenadora do curso, a Unincor aprovou as sugestões do Conselho a fim de ampliar as atribuições aos egressos. “Os representantes do Crea se mostraram atenciosos e nos esclareceram todo o procedimento. Acatamos o que nos foi sugerido, inclusive sobre cargas horárias práticas e teóricas”, ressaltou Marianne.  

O curso possui, além das aulas remotas, as presenciais nos laboratórios de informática, de desenho técnico, de química e saneamento, de estruturas e materiais de construção, de física, de solos, de geologia, de topografia, de hidráulica, de instalações elétricas, de técnicas construtivas. Davina visitou toda estrutura utilizada para as aulas práticas presenciais. “A visita foi necessária porque os laboratórios devem estar aptos a atender perfeitamente a boa formação do futuro profissional para o mercado de trabalho”, destacou Davina. 

Cadastramento 

De acordo com a Resolução 1.073/16 do Confea, a instituição de ensino, seja aquela que já possui cadastro ou quando da solicitação inicial, deve formalizar o cadastramento individual de cada curso regular oferecido, concomitantemente, com o processo de autorização no MEC. O processo deve ser instruído com as informações sobre o projeto pedagógico de cada um dos cursos relacionados, incluindo os respectivos níveis, objetivos, finalidades gerais e específicas, estrutura acadêmica, carga horária, bibliografia recomendada e título acadêmico concedido. Essas informações servem para definir o perfil de formação dos egressos, as competências e as habilidades profissionais futuras que irão nortear a concessão de atribuição. Confira a documentação necessária para o cadastramento de curso.