Nos dias 7 e 8 de outubro de 2020, funcionários dos Creas do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo participaram do Encontro Técnico Virtual de Atendimento, organizado pelo Confea. Na oportunidade, falaram sobre ART, melhorias, soluções e inovações para o atendimento nos Regionais. "O encontro foi de grande importância pela necessidade de construção de um discurso unificado, bem como para a troca de experiências. Assim podemos aprender uns com os outros e o Sistema crescer como um todo", avaliou o gerente de Atendimento, Registro e Acervo do Crea-MG, engenheiro civil Luís Pimenta.

Além do gerente, do Crea-MG, participaram o supervisor de Atendimento Lívio Alexandre e o supervisor de Registro e Acervo Ricardo Barbosa Lacerda.

ART - A gerente de Planejamento e Gestão do Confea Prícila Ferreira frisou que os dados da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) contribuem diretamente para melhoria de prestação de serviços. A ART funciona como base de informações para tomada de decisão e prestação de serviços com valor agregado. “O registro de ART consolida informações sobre habilitação para atividade profissional, a relação contratual, atividade profissional e o tipo de obra ou serviço. São insumos que contribuem para identificação do responsável técnico, constituição do acervo técnico, planejamento da fiscalização e gestão da informação, além de funcionarem como fonte de dados reais e atualizados para órgãos públicos”, detalhou a gerente.

A importância da integração dos sistemas corporativos do Confea e dos Creas, o que passa pela consolidação da implantação do Cadastro Nacional de ART, também foi tema do encontro. Segundo o assessor da Superintendência de Estratégia e Gestão na Gerência de Tecnologia da Informação do Conselho Federal Sergio Martins, a ferramenta reúne bases de dados das ARTs compatibilizadas e agrupadas em um mesmo lugar. “Há aproximadamente 32 milhões de registros de ARTs dos últimos dez anos reunidos na base. Esses dados auxiliam na gestão, como disse a gerente de Planejamento, e permitem atender demandas internas e externas ao Sistema com mais agilidade”, explicou Sérgio .

Registro de diplomados em outros países - São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram os Creas que mais receberam diplomados em outros países, entre 2003 e 2020, totalizando 580 registros. Em sua palestra, o analista Fábio Merlo, da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Confea (Ceap), apresentou documentações e normativos para auxiliar os Creas no atendimento a esses profissionais. Pautado na Resolução nº 1.007/2003, que define critérios para registro de profissionais, o palestrante chamou atenção para os trâmites que conferem mais celeridade ao processo.

Livro de Ordem - A gerente de Conhecimento Institucional (GCI) do Confea, Wanessa Severino Borges de Almeida, fez a apresentação sobre o Livro de Ordem. Ela explicou que o documento é a memória escrita de todas as atividades dos responsáveis técnicos relacionadas à obra ou serviço, e deverá conter o registro de todas as ocorrências relevantes do empreendimento onde houver a participação de profissionais das áreas abrangidas pelo Crea, sejam de nível superior ou médio, como prevê a Resolução 1.094/2017 do Confea. “Recomendo que todo profissional mantenha seu Livro de Ordem, pois quando quiser participar de alguma licitação, obter a CAT, esses registros serão importantes”, alertou a gerente.

Inovação - A “Evolução do cliente – a experiência do usuário aplicada à engenharia” foi um tema tratado pelo engenheiro ambiental e mestre em avaliação de impactos ambientais Saulo Chiele. Ele compartilhou uma experiência como “usuário” em relação ao Sistema Confea/Crea e defendeu a inovação. “O profissional/usuário tem de ser acolhido pelo Sistema e essa etapa inicial é feita pelo atendente, é o momento da verdade, momento em que se mostra para o engenheiro que está chegando que o Sistema realmente funciona”, defendeu o palestrante.

Calendário - O Encontro da Região Sudeste foi o segundo do ciclo de debates anual sobre atendimento. A programação será concluída com o 2º Encontro Nacional de Atendimento (ENAT), nos dias 15 e 16 de dezembro, em formato on-line.

Confira algumas palestras apresentadas no evento:

Adaptado da Comunicação do Confea