A Comissão Eleitoral Regional de Minas Gerais (CER-MG) foi instituída pela Decisão Plenária 006/2020 para conduzir as eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua de 2020 no estado. Composta por cinco conselheiros titulares e cinco suplentes, a CER-MG conta com uma comissão de apoio formada por funcionários do Crea-MG.

Com reuniões periódicas para organização do pleito e deliberações, a CER-MG trabalhou de forma remota por um período, em função da pandemia do novo coronavírus, ainda assim, todos os prazos foram cumpridos. Este ano, por causa da pandemia, a votação que seria em 3 de junho foi adiada por duas vezes, ocorrendo apenas em 1º de outubro. E, a Comissão, além das tarefas usuais para a realização do pleito, providenciou EPIs para garantir a segurança dos 640 mesários e dos profissionais.

A CER-MG cuidou de toda logística para que as 244 urnas, os kits eleitorais e os EPIs chegassem às 114 cidades onde foram instaladas as 160 mesas eleitorais, 84 obrigatórias e 76 facultativas. Outra mudança trazida pela pandemia foi o treinamento dos mesários, realizado de forma virtual. O coordenador da CER-MG, engenheiro florestal João Paulo Sarmento, acredita que as eleições têm papel fundamental para o Sistema Confea/Crea e Mútua. "É um Sistema democrático onde todos os profissionais podem eleger seu representante para o período de três anos. Devemos cada vez mais aumentar a nossa participação e termos uma referência dentro do Sistema, inclusive para podermos cobrar os anseios dos profissionais da engenharia, agronomia e geociências", reforçou.

Passado o pleito, a CER-MG recebeu urnas, mapas de apuração e todo material de volta. Começou então o trabalho de apuração dos votos em separado e totalização dos votos apurados em todo estado. No dia 5 de outubro, a CER-MG enviou para a Comissão Eleitoral Federal o mapa de apuração e a ata final das eleições. Esse resultado será homologado pelo Confea.

Já no dia 6 de outubro, a CER-MG publicou o resultado do Processo Consultivo para Inspetores da Comissão Executiva local de 60 das inspetorias do Crea-MG. O documento com esse resultado será homologado no plenário do Conselho.

Diretor-financeiro da Mútua-MG - A CER-MG ainda prepara, para o período de 19 de novembro a 18 de dezembro, a eleição para diretor-financeiro da Mútua-MG. A votação ocorre no plenário do Crea-MG e participam os conselheiros regionais e o voto é facultativo. O processo está sendo conduzido pela CER-MG.

Saiba mais em bit.ly/EleiçõesSistema2020